A Unifesp Campus Baixada Santista recruta voluntários para a realização do exame de espirometria – exame de pulmão conhecido também como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória, que permite o registro de volumes de oxigênio e fluxos de ar de dentro e fora dos pulmões – para o diagnóstico de doenças pulmonares.
Os exames fazem parte do Projeto “Bons Ares”, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade que está vinculado ao Programa “Quiosque da Saúde”, uma iniciativa pioneira de professores e alunos da Unifesp, em parceria com a Prefeitura de Santos, com o objetivo de oferecer à comunidade de Santos e região, um serviço multiprofissional de atenção à saúde, pelo desenvolvimento de diferentes atividades nas áreas envolvidas.
Podem participar do programa, voluntários de ambos os sexos, maiores de 20 anos que sejam fumantes ou que se expuseram à inalação de partículas ou gases tóxicos.
Durante o ano de 2012, os voluntários serão acompanhados por um médico que os orientará sobre os riscos do tabagismo e o tratamento médico adequado em caso de diagnóstico de alguma doença pulmonar. A Unifesp também oferecerá gratuitamente uma avaliação cardiovascular e da capacidade física. Todas as avaliações serão realizadas anualmente para os participantes.
Para participar do projeto, basta agendar uma avaliação pelo telefone: (13) 78116142, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 19h00.
Sobre a Unifesp
A Unifesp foi apontada em 2011, pela terceira vez consecutiva, a melhor universidade federal do País segundo o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior do País (IGC), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 e federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.
Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, e Osasco, em 2011, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para seis campi e de cinco para 38 cursos de Graduação.
Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos), Biológicas (Diadema) e Negócios (Osasco). No Vestibular 2012, a instituição ofereceu 2.869 vagas em seus cursos de Graduação.
Atualmente, a Unifesp conta com 9.430 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.144 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 5.847 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 1.049 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.
A Unifesp tem em seu quadro 1.213 docentes, sendo que 95% apresentam título de doutor, o que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.
No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do primeiro campi avançado de extensão universitária da Unifesp, primeiro também no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. E, no início de 2011, foi inaugurado o segundo campus avançado de extensão universitária da Unifesp, localizado na região de Santo Amaro, na capital paulista.