O vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) bateu novo recorde de inscritos. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) ultrapassou a marca de 67 mil candidatos e registrou 67.403 inscritos. Eles disputarão 3.444 vagas distribuídas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp).
A relação candidatos por vaga (c/v) geral subiu de 17,9 no vestibular passado para 19,6 nesta edição. Medicina é o curso mais concorrido, com 127,3 concorrentes por vaga. A tabela completa está disponível na página do Comvest na internet, assim como o total de inscritos por cidade de prova. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela comissão nesta quinta, 1º, também no site da Comvest. A primeira fase será realizada no dia 11 de novembro.
Do Portal do Governo do Estado
A prova da primeira fase tem duas partes: a Redação, em que o candidato será solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória, e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O tempo máximo de prova na primeira fase é de cinco horas e o mínimo de três horas e trinta minutos.
Horário
A primeira fase acontece em 11 de novembro. A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que o acesso aos locais de prova só será permitido até às 13 horas impreterivelmente. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito e congestionamento em alguns locais. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecerem o caminho.
O que levar para a prova
Na primeira fase, os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, uma foto 3×4 recente, tirada em 2012 (a foto não precisa ser datada, mas deve ter o nome e número de inscrição do candidato anotados no verso), caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo. Atenção: é proibido que os candidatos entrem nas salas de prova portando celulares. O candidato que for pego com celular (ainda que desligado e/ou sem bateria), durante a realização das provas, será eliminado do Vestibular Unicamp.
Próximas datas
Dia 21 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos candidatos aprovados na primeira fase e locais de prova da segunda fase, que será realizada nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013. As provas de habilidades específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013. A Chamada para Matrícula Virtual será divulgada dia 4 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a Matrícula Virtual nos dia 5 ou 6 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.