Já estão abertas as inscrições para o curso em forma de jogo virtual “Defesa Civil a Aventura”, organizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp).
Serão disponibilizadas 30 mil vagas para alunos do ensino fundamental II e Ensino Médio, todos da Rede Pública Estadual. O curso ensina, de forma interativa, como agir em situações de risco. Os alunos aprenderão, por exemplo, como identificar se uma moradia pode escorregar morro abaixo, ou como agir durante uma tempestade com raios.
As inscrições poderão ser feitas pelos sites da Evesp ou da Defesa Civil.
Do Portal do Governo do Estado
No Estado de São Paulo a Defesa Civil teve sua origem após os resultados desastrosos decorrentes das intensas chuvas ocorridas em Caraguatatuba (1967) e dos incêndios dos Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974) que ceifaram inúmeras vidas devido à falta de rápida coordenação dos órgãos públicos e integração com a comunidades.
A comunidade paulista, a mercê dos desastres, percebeu a necessidade da criação de um órgão que, ao mesmo tempo, pudesse prevenir a ocorrência destes eventos ou, na impossibilidade da prevenção, pudesse minimizar seus efeitos. Surgiu assim, a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Criado pelo Decreto 7.550, de 09 de fevereiro de 1976, o Sistema Estadual de Defesa Civil foi reorganizado em 16 de junho de 1995 pelo Ex.mo Sr Governador Mário Covas mediante o Decreto 40.151. Possui uma Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), subordinada diretamente ao Governador do Estado e dirigida pelo Coordenador Estadual de Defesa Civil. Constitui-se no órgão Central do Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo.