Uma boa notícia para as mulheres que sofrem com a TPM: o hábito alimentar pode amenizar os sintomas da tão temida Tensão-Pré Menstrual. Alguns grupos de alimentos, como soja e vegetais ricos em antioxidantes, como brócolis, couve flor, couve e repolho, são ideais para serem consumidos neste período.
Outra dica do Programa Meu Prato Saudável, do Hospital das Clínicas SP, são os alimentos ricos em ômega 3, encontrados em peixes como salmão, truta, sardinha, atum e cavalinha. Estes alimentos aliviam a tensão por conta de seu efeito antiinflamatório.
Para ajudar a modular os níveis de estrogênio (hormônio feminino), os alimentos ricos em fibra, como nozes, frutas e cereais integrais também auxiliam as mulheres que sofrem com a TPM.
De acordo a nutricionista Lara Natacci, do Programa Meu Prato Saudável, alimentos ricos em triptofano, como feijão, carnes, peixes, ovos e ervilha, aumentam a serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar.
Os especialistas dão outras dicas:
– O consumo de leite e derivados e de vegetais de folhas verde-escuras é indicado, principalmente, para as mulheres que sofrem com cólicas menstruais e com retenção líquida. Isso porque o cálcio diminui a contração muscular, as dores nas costas e até o nervosismo.
– Mudanças de hábitos, como a diminuição do consumo de açúcares e a diminuição no consumo de bebidas alcoólicas, ajudam no controle da TPM porque evitam desequilíbrios na flora intestinal, normalizam a função enzimática e ainda modulam o estrogênio circulante.
Do Portal do Governo do Estado com SP Saúde