A partir dos diálogos proporcionados pelo grupo de trabalho (GT) em Educação Ambiental e Turismo no V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental realizado em Joinville, SC, em 2006, surgiu a concepção de formação da REATur – Rede Ibero-Americana de Educação Ambiental e Turismo (http://br.groups.yahoo.com/group/reatur/).
O objetivo prioritário é estabelecer relações entre as interfaces de Educação Ambiental e Turismo em caráter Ibero-Americano.
A Rede está organizada como uma rede social, temática e regional, vinculada ao Projeto de Extensão universitária REATur, que envolve ensino, pesquisa e extensão, e é desenvolvido a partir do Curso de Turismo da Unesp, câmpus de Rosana, SP, sob a coordenação do professor Fernando Protti Bueno.
O objetivo principal é promover a troca de conhecimentos e experiências entre os membros participantes sobre as possíveis relações existentes entre as temáticas de educação ambiental e turismo.
A formação da Rede e de um ambiente em rede, inclusive no formato de uma comunidade de aprendizagem, possibilita um processo de diálogo e de participação coletiva na busca pela produção de conhecimento nas temáticas propostas.
Alguns dos temas que podem nortear os diálogos: formação de redes sociais; metodologias de educação ambiental; processo educativo e planejamento do turismo; políticas públicas; importância e relação entre a educação ambiental e o turismo; e vivências e experiências em contato com a natureza.
O Projeto, na intenção de atuar de modo teórico-prático, estabeleceu quatro frentes que objetivam: compreender o panorama ibero-americano da educação ambiental aplicada ao turismo; executar ações como forma de aplicar e desenvolver a educação ambiental em contextos turístico-recreativos; compreender e a organizar a REATur enquanto uma rede social com o intuito de formação de uma comunidade de aprendizagem; e estabelecer parcerias intra e inter instituições, inclusive outras redes sociais vinculadas às temáticas propostas.
Nesse sentido, o Grupo convida os interessados a se tornarem membros participantes para trocar informações e experiências, e, em conjunto, avançar na produção de conhecimentos.
Assessoria de Comunicação e Imprensa