Estão abertas as inscrições, até o dia 28 de fevereiro, do concurso “Passa Lá em Casa – A Moradia Assistida e a Autonomia Possível”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Padre Anchieta. Serão selecionados três projetos de obras audiovisuais documentais de 52 minutos sobre o tema.
O objetivo do concurso é disseminar o conceito da inclusão social das pessoas com deficiência levando em conta a autonomia individual, a inserção social, a relação com a família e com o trabalho. As produções devem apresentar todos os recursos de acessibilidade comunicacional.
SERVIÇO
Concurso “Passa Lá em Casa – A Moradia Assistida e a Autonomia Possível”
De 14 de janeiro a 28 de fevereiro de 2013
Inscrições pelo site do concurso na página da Plataforma de Projetos
Mais informações no site da TV Cultura
Do Portal do Governo do Estado
—
O CONCURSO “PASSA LÁ EM CASA – A MORADIA ASSISTIDA E A AUTONOMIA POSSÍVEL” selecionará até 3 (três) projetos de obras audiovisuais inéditas de gênero documental, com 52 minutos cada, produzidas por empresas produtoras brasileiras independentes, que trabalhem o conceito da inclusão social das pessoas com deficiência, abordando experiências de moradia assistida, preferencialmente públicas, tendo como base questões como autonomia individual, inserção social, relação com a família, trabalho/ remuneração e custeio das experiências expostas.
As produções deverão contar com recursos de acessibilidade comunicacional (legendas, janela de Libras e audiodescrição). Tais elementos devem ter seus custos inclusos no orçamento do projeto.
Este CONCURSO será realizado em 5 (cinco) etapas:
a) Etapa de inscrição: período de inscrição na plataforma de projetos da Fundação Padre Anchieta, LUMLAB, no endereço eletrônico: http://www.lumlab.com.br .
Previsão de realização desta etapa: 14 de janeiro a 28 de fevereiro de 2013.
b) Etapa dehabilitação: diz respeito à conferência da documentação enviada e do preenchimento satisfatório dos campos obrigatórios na plataforma LUMLAB. Esta etapa será eliminatória.
Previsão de realização desta etapa: 1º a 6 março de 2013.
c) Etapa de seleção dos projetos semifinalistas: serão escolhidos até 15 (quinze) projetos semifinalistas, levando-se em conta os critérios de seleção desta fase.
Previsão de realização desta etapa: 7 a 15 de março de 2013.
d) Etapa de realização do Workshop: os semifinalistasparticiparão de um “workshop”que será realizado a fim de aprofundar o tema “moradia assistida”. Tal ação será realizada em parceria com a SEDPcD, podendo também contar com a experiência de profissionais da área da saúde e ligados a instituições de assistência para subsidiar os finalistas na elaboração dos projetos definitivos.
Previsão de realização desta etapa: entre 18 e 29 de março de 2013 (a previsão é de que o workshop ocorra em 2 dias corridos dentro deste período).
e) Etapa de seleção final: cada semifinalista deverá produzir um vídeo, com 2 (dois) minutos de duração, que reflita a ideia da sua proposta. Serão selecionadas nesta etapa até 3 (três) vídeos vencedores.
Previsão de realização desta etapa: 30 de março a 10 de abril de 2013.
O anúncio final do(s) vencedor(es) deverá ocorrer na segunda quinzena de abril de 2013.
Cada projeto receberá um prêmio em dinheiro a ser utilizado na produção da obra. As produções, após sua conclusão, serão exibidas na TV Cultura, em data e horário a serem definidos posteriormente.
Não há limites de projetos por empresa produtora brasileira independente, contudo, não será concedida mais de uma premiação a uma mesma empresa.