Novela “Joia Rara”: ao acordar Viktor (Rafael Cardoso) percebe a ausência de Sílvia (Nathalia Dill) e vê um bilhete da amada. No recado, ela conta que encontrou a prova definitiva da inocência de seu falecido pai e que saiu para levar tudo à imprensa. Preocupado, ele recebe a visita de Franz (Bruno Gagliasso) em seguida, que chega com péssimas notícias. “O carro da Sílvia rolou uma ribanceira… Houve uma explosão”, começa Franz, e aí Viktor já entende tudo. “Ela foi assassinada, Franz! Assassinada!”, conclui. Viktor conta ao irmão que Sílvia era filha de Heitor Zampari (Ísio Ghelman), suposto assassino de Catarina (Mariana Mac Niven). “A Sílvia estava tentando provar que o pai era inocente”, diz. Viktor e Franz, então, começam a juntar o quebra-cabeças dessa história. O filho mais novo de Ernest (José de Abreu) conta tudo que sabe sobre o romance secreto entre sua mãe e o pai de Sílvia. Franz revela que viu o irmão e Sílvia sendo vigiados. Aí Viktor tem um estalo! “É isso, Franz! Nosso pai mandou matar a Sílvia!”, conclui.
Fonte Rede Globo – nos próximos capítulos da novela “Joia Rara” Manfred observa de longe o carro de Silvia pegar fogo. Sonan admite para Tenpa que ama Matilde. O delegado encontra os documentos de Silvia perto do carro carbonizado e conta para Franz que ela está morta. Aurora dorme na pensão e Davi leva o café dela no quarto. Lindinha descobre nos documentos de Cícero o nome do orfanato onde Tavinho morou quando era bebê e conta para Iolanda. Viktor se desespera ao saber da morte de Silvia e diz a Franz que ela foi assassinada. Sonan vê dr. Rubens beijando Matilde. Viktor acusa Ernest pelo acidente de Silvia. Ernest se emociona ao ver a mansão vazia na noite de Natal. Pilar entrega a Manfred as provas que Silvia tinha lhe pedido para guardar. Hilda e Toni chamam Viktor para passar o Natal com eles, mas o rapaz não aceita. A pedido de Ernest, Josué leva para Pérola uma caixinha de música como presente de Natal. Iolanda e Mundo ceiam juntos em um quarto de hotel. Ernest leva Dália para jantar no clube e Laura fica incomodada com a presença dele. Ela pega Tavinho e o leva para passar o Natal no cortiço. Gaia vê Tavinho e sente uma emoção inexplicável. Santinha convida o delegado para a ceia, deixando Arlindo furioso e enciumado. Manfred busca Ernest no clube e diz que tem uma surpresa para ele em casa. Odilon se veste de Papai Noel para alegrar Pérola e as outras as crianças do cortiço. Manfred enfrenta Ernest e o obriga a comer a ceia preparada por Gertrude. Um casal de idosos cuida de Silvia, que está muito machucada.
Silvia está desacordada e chama por Viktor e Heitor. Sonan sonha com Matilde. Depois da ceia, Manfred manda que Ernest abra os presentes. Em um dos embrulhos estão as cartas de Catarina e Heitor.Hilda incentiva Toni a procurar Giuseppe. Ernest se desespera com as atitudes de Manfred, se lembra do dia em que Catarina morreu e chora. Pérola distribui brinquedos, roupas e comida para os pobres na rua. Aurora dá um carro para Davi. Ernest obedece todas as ordens de Manfred, submisso. Pérola e Franz chegam à mansão. Ernest se emociona com a visita e chora, deixando Franz e Pérola preocupados. Aurora e Davi são presos por desacato à autoridade. Ernest admite para Franz que Manfred é seu filho. Franz fica surpreso ao saber que Manfred é seu irmão, mas não consegue arrancar mais detalhes de Ernest. Cléo admite que não passou a noite com Joel. Franz conta para Viktor e Hilda que Manfred é filho de Ernest. Manfred recorta todos os álbuns da família Hauser e acrescenta fotos suas quando pequeno. Sonan sugere que Arlindo faça um show beneficente no cabaré para ajudar um lar de idosos, a pedido de Matilde. Manfred obriga Ernest a deserdar Franz, Hilda e Viktor e tranca o pai no quarto, deixando Gertrude preocupada. Aurora faz um número de canto e dança na cela, com as outras presas, e o delegado resolve liberá-la. Manfred conta para Ernest que comprou as ações da empresa e que agora é o único dono da Hauser.
Franz acha estranho Ernest fazer tudo o que Manfred manda. Lindinha tenta convencer Dália a ajudar Iolanda no processo de adultério, mas é em vão. Silvia acorda na casa de Eufrásio e Bibiana, mas ainda demonstra uma grande fraqueza. Um jornalista procura o delegado para dizer que acha que Silvia foi assassinada. Aurora propõe a Lindinha que as mulheres se unam em uma manifestação pela liberdade de Iolanda. Franz e Pérola visitam Ernest, mas Manfred impede que eles conversem sobre o que está acontecendo. Uma testemunha diz ao delegado que o carro de Silvia estava sendo perseguido antes de despencar na ribanceira. Franz pede ajuda a Josué e Julieta para falar com Ernest sem Manfred saber. Davi consegue ficar de pé sozinho. Manfred flagra Ernest e Franz conversando. Franz discute com Manfred e Ernest. Bibiana consegue fazer com que Silvia se alimente. Manfred demite Julieta ao saber que ela ajudou Franz e se descontrola ao ser rejeitado por Ernest. Davi compra um anel para Aurora e a pede em casamento. Manfred contrata Zefinha para ser a copeira da mansão no lugar de Julieta. Ele obriga Ernest a descer para jantar e diz ao pai que ele terá de se casar com Gertrude. Tenpa tenta convencer Dália a mudar seu depoimento contra Iolanda. Lindinha, Aurora, Amélia, Lola, Gaia, Hilda, Matilde, Laura e outras mulheres fazem uma manifestação feminista em frente ao fórum. Na sala de audiência, o juiz dá início ao julgamento de Iolanda.