O chocolate pode trazer benefícios à saúde. É o que afirma Lara Natacci, nutricionista do programa Meu Prato Saudável, parceria do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital das Clínicas da FMUSP com a LatinMed Editora em Saúde.
Segundo Lara, apesar de sua formação nutricional a base de açúcar, gordura e lactose, alguns tipos de chocolates são ricos em antioxidantes, substâncias que ajudam a evitar o acúmulo de metais tóxicos no organismo e melhoram a circulação. A dica, porém, é manter o consumo diário entre 10 e 20g.
A nutricionista revela que o chocolate que contém pelo menos 70% de cacau, por exemplo, é o mais recomendado, uma vez que o cacau é a fruta que mais contém as substâncias antioxidantes. Os piores, no entanto, são os ao leite e o branco, pois são ricos em gorduras e açúcar e contêm maior quantidade de gordura trans.
Do Portal do Governo do Estado
Feijoada também pode ser saudável – com o clima mais ameno, a feijoada passa a aparecer com mais frequência nos menus das casas e dos restaurantes paulistas. O prato típico da culinária brasileira com fama de calórico pode, com algumas adaptações, ser saudável. O segredo é reduzir a quantidade de alguns ingredientes e abrir espaço no prato para verduras e legumes.
Segundo a médica Elisabete Almeida, diretora-executiva do Programa Meu Prato Saudável, o prato pode ter ingredientes como linguiça e lombo, mas em quantidades reduzidas e com mais espaço para legumes e verduras, como salada de couve e tomate, que devem ocupar metade do prato.