Brasília – Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até 8 de julho para comprovar nas instituições de ensino as informações dadas na ficha de inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da faculdade ou universidade. A lista dos pré-selecionados foi divulgada no último domingo (30) e pode ser consultada no site do ProUni.
A pré-seleção em qualquer das chamadas do ProUni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa. Agora, ele deve comparecer às instituições com os documentos. Caso perca o prazo ou não comprove as informações necessárias, será reprovado. No site do ProUni é possível ver a lista da documentação que será solicitada.
O ProUni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Nesta edição, são oferecidas 90.045 bolsas – dessas, 55.693 integrais e 34.352 parciais, no valor de 50% da mensalidade. As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. Nesta edição do programa, 436.941 candidatos fizeram a inscrição.
O resultado da segunda chamada está previsto para 16 de julho. O estudante terá de 16 a 22 do mesmo mês para comprovar as informações e providenciar a matrícula. Caso fique fora das duas chamadas e pretenda integrar a lista de espera, o candidato terá de fazer a adesão, também pela internet, de 26 a 29 de julho.
Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto