Os médicos e profissionais de saúde que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado conseguem acessar imediatamente o histórico de atendimento aos pacientes de qualquer unidade estadual. O prontuário eletrônico unificado, lançado em agosto pelo Governo do Estado, é inédito em todo o país.
O sistema padroniza o armazenamento de todos os registros de saúde do paciente, que são coletados em hospitais, ambulatórios, laboratórios ou farmácias. Os dados são compartilhados para que a unidade de saúde tenha conhecimento de seu histórico clínico do paciente.
“Isto traz economicidade, traz eficiência e melhor atendimento de saúde”, disse o governador Geraldo Alckmin no lançamento da nova metodologia, que recebeu R$ 56 milhões de investimento e faz parte do programa “S4SP” (Saúde para São Paulo).
Por meio do sistema será possível a informatização das unidades estaduais de saúde e sua integração com as redes municipais, começando pela capital. “O paciente vai ter acesso a todas as informações. Vai ter conhecimento, acompanhar via internet os exames, laboratórios, diagnósticos e todo o seu prontuário”, disse Alckmin.
O acesso de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde ao resumo do prontuário do paciente permitirá, ainda, melhor acompanhamento das interações medicamentosas e da alimentação em caso de internação.
Do Portal do Governo do Estado