Durante os meses de maio e junho, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura SP, administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, promove Menos é Mais. A programação traz uma série de cursos e oficinas gratuitos com inscrições já abertas, exceto para a oficina destinada a professores e educadores “O olho vê e a percepção transvê: literatura e cinema para crianças na contemporaneidade”, cujas inscrições para 30 vagas disponíveis devem ser feitas entre 10 de maio e 1º de junho no e-mail [email protected]
Para participar das demais atividades, os interessados devem se inscrever na recepção da Casa das Rosas, de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 18h, ou então pelo telefone (11) 3285-6986, entre terça-feira e domingo. Haverá certificado digital para aqueles que tiverem 75% de frequência nas aulas escolhidas.
Confira a seguir a programação completa.
HORIZONTES INFINITOS EM GUIMARÃES ROSA
Por Clenir Bellezi.
Terças-feiras, 7, 14, 21 e 28 de maio, às 19h30.
Em curso de quatro encontros, de 120 minutos cada, analisaremos contos de João Guimarães Rosa, procurando abstrair a essência da obra do autor. Nele, serão abordados os seguintes contos: “A Terceira Margem do Rio”, “O Espelho”, “As Margens da Alegria” e “Os Cimos”.
HAROLDO DE CAMPOS, POESIA-VIAGEM.
Por Marcelo Tápia.
Terças-feiras, 7, 14, 21 e 28 de maio, às 19h30.
O curso focalizará momentos da criação poética de Haroldo, marcados pela reescritura de obras de autores como Homero e Dante: Signantia quasi coelum / Signância quase céu (1979), Finismundo – A última viagem (1990) e A máquina do mundo repensada (2001). A partir de uma apresentação da trajetória textual do poeta e da leitura comentada dos trabalhos escolhidos, pretende-se tecer um panorama de seu diálogo inventivo com a tradição literária universal.
Marcelo Tápia, poeta, tradutor e ensaísta, é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Publicou cinco livros de poemas e traduziu, entre outros, Alejo Carpentier. É diretor da Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária.
CORAL DA CASA DAS ROSAS
Diretor Musical: Adilson Rodrigues.
Todas as quartas-feiras.
O projeto Cantando a Poesia tem como foco a musicalização e interpretação de poemas de autores brasileiros clássicos e também de autores desconhecidos do grande público. As inscrições e seleção ocorreram durante o mês de fevereiro, como divulgado no nosso blog e redes sociais. Informe-se sobre vagas adicionais.
Adilson Rodrigues é compositor e diretor musical de grupos de teatro.
HAROLDO DE CAMPOS, TRANSCRIADOR.
Por Nelson Ascher
Terças-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de junho, das 19h30 às 21h30.
Haroldo de Campos foi um dos maiores tradutores de poesia do século XX, traduziu inúmeros poetas de outros países e ampliou o repertório de formas de nossa língua, bem como o horizonte cultural do país. Sua atividade de tradutor estava estritamente ligada a sua poesia inovadora e a seu trabalho de crítico e ensaísta. O curso vai explorar os diversos aspectos e o alcance de seu trabalho tradutório.
Nelson Ascher é poeta e tradutor. Sua obra poética inclui Ponta da língua (1983), Sonho da Razão (1993), Algo de Sol (1996) e Parte Alguma (2005). Suas traduções estão reunidas em O Lado Obscuro (1996) e Poe sia Alheia (1998).
O LIVRO. UMA HISTÓRIA DE LONGA DURAÇÃO.
Por Flavia Galli Tatsch.
Quinta-feira, 6, 13, 20 e 27 de junho, 19h30.
Neste momento em que se discute seu futuro, não custa perguntar: o que é um livro? Desde os primeiros suportes de escrita, revoluções importantes marcaram sua história. Não só no âmbito do tipo do suporte e a técnica para produzi-lo, como nas transformações culturais e de leitura. O objetivo desta oficina é apresentar diferentes aspectos dessa história.
Flavia Galli Tatsch é doutora em História pela UNICAMP e mestre em Ciências da Informação e Documentação pela USP. Atua principalmente nos seguintes temas: história da arte, história e imagens, história cultural.
OFICINA PARA PROFESSORES E EDUCADORES
O olho vê e a percepção transvê: literatura e cinema para crianças na contemporaneidade
Por Profa. Juliana Pádua
pré-inscrições de 10/05 a 01/06 com o Núcleo Educativo, pelo e-mail:
[email protected]
30 vagas
Sábados, 8, 15, 22 e 29 de junho, das 14h às 18h.
A oficina propõe atividades de leitura de imagens em livros e filmes destinados ao público infantil. Em quatro encontros, os professores serão estimulados a despertar o olhar para uma anális e mais rica quanto às ilustrações e às animações de obras contemporâneas, explorando assim possibilidades de interpretações mais significativas.
Juliana Pádua tem formação em Letras, com especialização em Literatura e Artes Visuais, e membro do grupo de pesquisa em Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens da Universidade de São Paulo.
SERVIÇO
Cursos e oficinas – Programação Menos é Mais
De 7 de maio a 29 de junho de 2013.
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Patropi:Alameda Santos, 74.
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Blog: www.casadasrosas-sp.blogspot.com