Rio de Janeiro – A Petrobras informou, em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários, que o reajuste de preços de seus combustíveis nas refinarias não será automático. Apesar da empresa ter adotado nova metodologia para calcular o aumento de preços do diesel e da gasolina em 29 de novembro deste ano, a aplicação desses reajustes caberá à diretoria executiva.
A nova metodologia atrela o reajuste dos combustíveis ao preço de referência dos derivados no mercado internacional, à taxa de câmbio e à origem desse produto (isto é, se é brasileiro ou se é importado).
O comunicado também desmente especulações referentes à saída da presidenta da empresa, Graça Foster.
Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto
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Leia abaixo a íntegra do informe sobre política de preços de diesel e gasolina:
“A Petrobras informa sobre a implementação de sua política de preços de diesel e gasolina, após apreciação pelo Conselho de Administração, a ser aplicada a partir de 29 de novembro de 2013.
A referida política de preços visa atender aos seguintes princípios e objetivos:
a) Assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação desta política de preços de diesel e gasolina;
b) Alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais;
c) Não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.
Já atendendo aos princípios desta política de preços, a Petrobras informa os seguintes reajustes nos preços de venda nas refinarias, a vigorar a partir da 0:00h do dia 30 de novembro de 2013:
Produto / Reajuste (*)
Gasolina A: 4%
Diesel: 8%
(*) média Brasil
Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
Seguindo recomendação de seu Conselho de Administração, por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à Companhia.
Caberá ao Conselho de Administração avaliar a eficácia da política de preços da Petrobras por meio da evolução dos indicadores de endividamento e alavancagem da Companhia.”