As inscrições para o II Seminário Melhoria da Escola Pública, com o tema “Escola-Comunidade: Um Diálogo Possível”, vão até o dia 10 de agosto. Os interessados devem realizar o pagamento na Seção Técnica de Finanças da Unidade, no valor de R$ 10 para alunos de graduação e R$ 20 para os demais participantes. O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE) da Unesp de Presidente Prudente.
O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, no Auditório da Unidade a partir das 19h30. A palestra de abertura oficial é intitulada “Gestão democrática, participação popular e controle social: o papel do MEC” e será proferida pelo professor Francisco das Chagas Fernandes, do Ministério da Educação (MEC).
Na segunda noite, o tema será “A relação escola-comunidade: a contribuição das famílias”, abordado pelo Prof. Dr. Vitor Henrique Paro, da Faculdade de Educação da USP. Por fim, o Prof. Dr. Luis Carlos Freitas, da Faculdade de Educação da Unicamp abordará o “Compromisso profissional e social em prol da qualidade da educação pública”.
O recebimento dos certificados de 15 horas está vinculado à participação nas atividades, podendo ter apenas uma falta.
De acordo com a organização do evento, Seminário tem como objetivos favorecer um maior conhecimento e ampliação do debate a respeito da temática da parceria Escola-Comunidade, tendo em vista a melhoria da escola pública brasileira, e refletir sobre as possibilidades e espaços diversos de diálogo entre a escola e a comunidade.
A primeira edição o evento ocorreu em 2012, quando GPFOPE, grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unidade, assumiu como compromisso a realização do Seminário Melhoria da Escola Pública, com o intuito de integrar alunos de pós-graduação, graduação e profissionais na educação das redes de ensino.