São Paulo, Maio de 2013 – O SESI-SP realiza dois workshops sobre criação digital em telas urbanas multimídias nos dias 16 de maio, 3 e 4 de junho de 2013, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso. As aulas práticas e as experiências imersivas no universo digital serão ministradas pelos artistas alemães Pfadfinderei, The Constitute, Mader Stublic Wiermann, pela brasileira Rachel Rosalen, e pela equipe da agência carioca SuperUber. As inscrições para as 40 vagas poderão ser feitas pelo telefone (11) 3146-7383, das 8h às 18h.
A programação é parte da mostra de arte digital “Brasil-Alemanha: Culturas Conectadas”, que acontece na Galeria de Arte Digital do SESI-SP, a partir do dia 15 de maio, em comemoração ao ano da Alemanha no Brasil. As obras visuais e interativas serão exibidas até 9 de junho na plataforma de LED instalada na parte externa do prédio da Fiesp, na avenida Paulista. O projeto tem a curadoria de Marilia Pasculi, da Verve Cultural/Brasil, e de Susa Pop, do Public Art Lab/Alemanha, com o apoio cultural do Goethe Institut.
Programação
1 – Experiência imersiva: criação artística em fachadas multimídia
Ministrado por todos os artistas participantes e as curadoras do projeto, Marília Pasculi e Susa Pop.
16 de maio | Quinta | das 18h às 22h30
Carga horária: 4 horas – com intervalo.
Local: Sala de ensaios do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Vagas: 25
Requisitos: boa compreensão da língua inglesa.
Artistas, curadores e o público vão debater sobre diversas abordagens e modos de criação em telas urbanas multimídia. O público é convidado a experimentar distintos recursos de interatividade e participar de uma visita guiada com os artistas nos bastidores da Galeria Digital SESI-SP.
2 – Cidades Informacionais e Media Facades
Ministrado pela artista Rachel Rosalen.
3 e 4 de junho | segunda e terça | das 15h às 18h
Carga horária: 6 horas
Local: Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Vagas: 15
Requisitos: conhecimentos básicos de informática, softwares gráficos como CS5, de edição de vídeo como Final Cut e Processing.
O workshop aborda as fachadas como interfaces em cidades informacionais contemporâneas. Tais fachadas amplificam a ideia da arquitetura e da cidade como mídia, transformando o exterior dos edifícios em interfaces entre o que ocorre nos interiores e as situações urbanas circundantes.
Sobre a Galeria de Arte Digital SESI-SP
A Galeria de Arte Digital SESI-SP é a primeira galeria de arte digital da América Latina e está instalada na fachada e nas laterais do edifício da FIESP. Com 26.241 mil clusters, cada um formado por 4 lâmpada de LED, instalados em 3.700 m² da estrutura metálica que reveste o prédio, o novo espaço cultural transmite até 4,3 bilhões de combinações de cores.
Assessoria de Imprensa:
SESI-SP e SENAI-SP