Agência Brasil Rio de Janeiro – A dengue matou cinco pessoas este ano no estado do Rio. De acordo com o boletim da secretaria estadual de Saúde, divulgado ontem (2), a capital fluminense tem dois mortos e Magé, Volta Redonda e Itacoara, um morto cada um. O documento também informa que em todo o estado foram registrados, do início do ano até o dia 30 de março, 79.587 casos suspeitos da doença. Ainda segundo o boletim, dos 92 municípios fluminenses, 45 estão em situação de epidemia.
Para discutir as medidas preventivas, o secretário Sérgio Côrtes e as equipes de Vigilância e Atenção a Saúde do governo do Rio vão se reunir com os prefeitos e secretários municipais de Saúde. De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Chieppe, o foco é aprimorar as ações de controle da dengue. “A região metropolitana tem nos preocupado, devido aos locais de concentrações de casas”, disse.
Segundo Chieppe, ainda é cedo para se fazer uma avaliação sobre a evolução dos casos da doença no estado. “Não podemos determinar um balanço, já que o período de proliferação deve ir até abril, mas temos observado uma redução de casos de óbitos, desde o fim de 2011. Agora, vamos continuar agindo nos focos de incidência e agregar o fluxo de atendimento e garantir o atendimento à população”, declarou.
Edição: Aécio Amado