Estão abertas as inscrições para o programa USP e as Profissões, que oferece palestras e visitas monitoradas a faculdades, institutos e museus da Universidade de São Paulo. Estudantes do ensino médio de escolas da rede pública e particular e de cursinhos pré-vestibulares, prestes a entrar no ensino superior, podem se inscrever.
Os vestibulandos têm a oportunidade de conhecer as carreiras e os cursos da USP com a possibilidade de visitar salas de aula, laboratórios de ensino e pesquisa e outros setores da universidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo aluno ou pela escola pelos telefones (11) 3091-3511 / 3513, ou pelo site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Além da inscrição por telefone, é preciso fazer confirmação por e-mail para garantir a vaga. O calendário completo do programa para 2013 está disponível na página do programa na internet.
Do Portal do Governo do Estado
—
A USP
A Universidade de São Paulo (USP) é a maior instituição de Ensino Superior e de pesquisa do Brasil e uma das maiores do mundo. É reconhecida pela busca de excelência no ensino, na pesquisa, na extensão universitária e pela contribuição para os avanços da ciência e da tecnologia no país, além de exercer um papel de vanguarda no pensamento crítico brasileiro. A USP é responsável por 28% da produção científica nacional; na América Latina, é a primeira colocada em produtividade em pesquisa e a 19ª no ranking mundial segundo dados do SIR World Report 2010, da SCImago Research Group.
É uma universidade pública e gratuita, com acesso aberto aos alunos que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou particular e que foram selecionados pelo vestibular realizado pela FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), um dos mais concorridos do país. Deste modo, o vestibular tem por objetivo a seleção de candidatos à matrícula em, aproximadamente, 11 mil vagas distribuídas nos cursos de graduação da USP.
A USP é mantida pela sociedade por meio de impostos. A maior parte de seu orçamento advém do ICMS, o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços recolhido pelo estado de São Paulo, correspondendo-lhe 5,0295% da arrecadação. Ela possui um campus em cada uma das seguintes cidades: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
É constituída por 42 Unidades de Ensino e de Pesquisa, 6 Institutos Especializados, 4 Museus, 4 Hospitais e Serviços Anexos, múltiplos laboratórios experimentais – grande parte concentrados na cidade de São Paulo –, além de 33 Órgãos Centrais de Direção e Serviço.
Abrangendo todas as áreas da atividade humana, a USP oferece 874 cursos regulares. São 247 cursos de graduação (incluindo habilitações), com mais de 9.600 disciplinas ministradas, formando aproximadamente 7.400 alunos por ano. Sua pós-graduação, com 239 programas e 627 cursos oferecidos, é referência internacional na geração de ciência e tecnologia.
É constituída por quase 58 mil alunos de graduação, aproximadamente 33 mil de pós-graduação – entre alunos regularmente matriculados e alunos especiais –, 5.940 professores e 16,5 mil funcionários, além de grande número de usuários de suas bibliotecas, museus, laboratórios e demais serviços.
As oportunidades que a USP oferece aos seus alunos são inúmeras, o que permite a formação de profissionais capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Além de bolsas, ampla infraestrutura e grandes especialistas nas diversas áreas do saber, a universidade possui diversos programas de estágio e de intercâmbio internacional com importantes empresas e instituições.