Neste fim de semana, as provas do 2º Vestibular de 2013 da Universidade de Brasília (UnB) foram aplicadas em todos os 37 locais de prova, distribuídos entre Distrito Federal (Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). AGENDA – A divulgação dos gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C das provas objetivas está prevista para a data provável de 12 de junho, no endereço eletrônicowww.cespe.unb.br/vestibular/VESTUNB_13_2/. O prazo para interposição de recursos será nos dois dias subsequentes. A data provável para a divulgação do resultado provisório dos itens do tipo D e da prova de redação em língua portuguesa é 9 de julho. A divulgação dos selecionados em primeira chamada está prevista para o dia 24 de julho, a partir das 17h no site do Cespe/UnB e nos campi da Universidade.
Nesta edição, 23.234 candidatos se inscreveram para as 4.219 vagas em 97 cursos, distribuídas pelos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Outros 685 inscritos participaram como treineiros, que recebem o boletim de desempenho individual, mas não podem usar as notas para ingresso na instituição.
PRIMEIRO DIA – Neste sábado (8/6), a abstenção foi de 11,47%, resultando em um total de 21.175 candidatos que realizaram as provas objetivas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia. Na redação de língua portuguesa, os candidatos deveriam redigir um comentário crítico sobre as principais ideias expressas em trechos de entrevista, transcritos na prova, concedida pelo ensaísta brasileiro Tales A. M. Ab’Sáber, em que foi abordada a sua obra “A Música do Tempo Infinito”.
A entrada dos candidatos para os exames contou com a presença do Reitor da UnB, Ivan Camargo, e do Decano de Graduação da UnB, Mauro Rabelo, que acompanharam o início das provas desejando sorte aos presentes. O diretor do Cespe/UnB, Paulo Portela, ressaltou a tranquilidade da aplicação das provas. “Tudo ocorreu dentro da normalidade, no que é aguardado pelo Centro. Esperamos que o segundo dia transcorra da mesma forma”, afirma Portela.
Lucas Machado, de 20 anos, veio do Rio de Janeiro e está há um ano em Brasília, estudando para ingressar no curso de graduação de Medicina. O estudante afirma que o boletim de desempenho é essencial para aqueles que não conseguem passar da primeira vez. “É a terceira vez que participo e tenho uma noção do que preciso melhorar com base nos meus resultados anteriores”, comenta.
10 ANOS DE COTAS – O Sistema de Cotas para Negros completa uma década de existência neste ano. No 2º Vestibular de 2013, o Cespe/UnB registrou 2.491 inscritos nesse sistema para 850 vagas. Amanda dos Santos, de 18 anos, concorre a uma das 8 vagas para Serviço Social pelas Cotas para Negros. “É uma chance de competir de maneira justa”, afirma.
Esta edição do Vestibular conta com uma novidade para inscritos pelo Sistema de Cotas para Negros: o candidato deve agendar sua entrevista pelo site do Cespe/UnB. Aqueles candidatos que não comparecerem a essa etapa ou que não agendarem a entrevista deixarão de concorrer pelo Sistema de Cotas para Negros e passarão a disputar as vagas pelo Sistema Universal. Para a entrevista, o candidato deverá apresentar documento original de identidade. O candidato poderá agendar a entrevista pessoal nas datas prováveis de 14 e 15 de junho, pelo site.
Outro meio de ingresso é o Sistema de Cotas para Escolas Públicas, que teve 7.445 inscritos para 556 vagas. A estudante Gabriela Castro, de 18 anos, concorre pelo sistema. Ela afirma que a reserva de vagas é uma oportunidade para que alunos da rede pública, como ela, possam disputar em melhor condição. Aqueles que concorrem por esse sistema devem estar atentos à entrega dos documentos listados em edital, nos dias 20 e 21 de junho.
Juliana Morgado
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB