Impactado pelo panorama econômico conturbado dos últimos meses, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo caiu 2,6% em abril em relação a março e bateu os 119,7 pontos – menor marca desde agosto de 2009, quando a série histórica foi iniciada. Em relação a abril do ano passado, o indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresentou uma queda ainda maior, de 7,3%.
Entre os sete itens que compõem o índice, Perspectiva profissional foi o que apresentou recuo mais significativo entre março e abril, com variação negativa de 7,3%. A segunda maior retração aconteceu para Momento para duráveis, ao diminuir 3,7% no período. Nível de consumo atual teve desempenho semelhante, com baixa de 3,5%. Perspectiva de consumo caiu 2,7% – próximo do comportamento verificado para o indicador. Acesso ao crédito e Renda atual tiveram diminuições de 0,9% e 0,5%, respectivamente. Apenas Emprego atual permaneceu em abril praticamente no mesmo patamar do constatado em março.
Essa queda generalizada de quase todos os itens e o fato de o indicador ter atingido o menor nível histórico evidenciam, de acordo com a assessoria econômica da Federação, a preocupação dos paulistanos com a pressão inflacionária permanente, o encarecimento do crédito e o baixo crescimento econômico. Também é motivo de temor para a população da cidade de São Paulo a prolongada seca e a provável crise de abastecimento de água.
Para os próximos meses, ainda segundo os economistas da FecomercioSP, a tendência é de o pessimismo dos consumidores se manter, prejudicando as vendas do comércio inclusive para datas importantes – como o Dia das Mães, em maio e o Dia dos Namorados, em junho.
Nota Metodológica
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde agosto de 2009, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego atual; Perspectiva profissional; Renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento para duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório e acima de 100 pontos é denotado como satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias e para as instituições financeiras.
Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista, cerca de 4% do PIB brasileiro, gerando em torno de cinco milhões de empregos.
Assessoria de Imprensa FecomercioSP