Novela “Império”: em mais uma novela escrita por Aguinaldo Silva, “Império” conta com a direção geral e de núcleo de Rogério Gomes. Na primeira fase da trama, José Alfredo (Chay Suede), 22 anos em meados de 1980, sai de Pernambuco e chega ao bairro carioca de Santa Teresa para tentar a vida na grande cidade. Ele se hospeda na casa do irmão Evaldo (Thiago Martins), mas se apaixona pela cunhada Eliane (Vanessa Giácomo). A irmã solteirona de Eliane, Cora (Marjorie Estiano), percebe o que está acontecendo. Cora pressiona Eliane para ela se afastar de José Alfredo, mas o casal planeja uma fuga para ficarem juntos. No dia da fuga, Eliane descobre que está grávida e abandona José Alfredo. O pernambucano parte sozinho e conhece Sebastião (Reginaldo Faria). José Alfredo começa a trabalhar com a exploração de pedras preciosas e Sebastião o leva para a Suíça. No avião, José Alfredo conhece Maria Marta (Adriana Birolli), uma jovem proveniente de família tradicional decadente. José Alfredo casa Maria Marta para ter o seu nome conhecido na alta sociedade. José Alfredo conhece a empresária portuguesa Maria Joaquina (Regina Duarte), que vai infiltrá-lo no mercado de contrabando de pedras preciosas.
Na primeira fase da novela, Vanessa Giácomo será Eliane, uma carioca da gema com a cara dos anos 80 que vai ser o grande amor do passado do Comendador José Alfredo de Medeiros, personagem vivido por Alexandre Nero na segunda fase da história. Vanessa vai participar apenas dos quatro primeiros capítulos da novela, mas promete emocionar o público na pele de Eliane.
Marjorie Estiano vai encarnar uma vilã das mais traiçoeiras. Marjorie adotou um look simples para viver a megera Cora na primeira fase da trama. Cora é uma mulher amargurada e fria, que faz de tudo para acabar com o romance entre a irmã, Eliane (Vanessa Giácomo), e José Alfredo (Chay Suede).
Regina Duarte terá sotaque português na pele de Maria Joaquina, uma negociadora de diamantes. Na primeira fase de Império, Regina faz uma mulher misteriosa, que ajuda o personagem José Alfredo (Chay Suede) a construir sua fortuna.
Adriana Birolli vai interpretar a personagem de Lilia Cabral na primeira fase de Império. Birolli será a jovem Maria Marta, a ricaça vivida por Lilia Cabral na segunda fase da história.
Na segunda fase da trama, José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero) é um homem milionário, chamado de Comendador e divorciado de Maria Marta (Lília Cabral). Ela tem participação ativa nos negócios da joalheria Império e inferniza ex-marido. Os três filhos de José Alfredo e Maria Marta são a designer de jóias Maria Clara (Andreia Horta), preferida do pai; o ambicioso José Pedro (Caio Blat), preferido da mãe, com quem vive armando para tirar o pai do poder; e João Lucas (Daniel Rocha Azevedo), o problemático caçula cujo apego ao pai não impede que este detecte nele todos os sinais de um caráter fraco, indolente e irresponsável. José Pedro é o filho mais velho e acha que tem direito de assumir os negócios da família, mesmo com o pai ainda vivo. Na trama quem fará par romântico com o ator é sua esposa na vida real, a atriz Maria Ribeiro. Ela vai interpretar Danielle, uma mulher fútil, porém carinhosa e apaixonada pelo marido.
José Alfredo se dedica a realizar expedições pelo mundo e a se encontrar com a amante Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), uma ninfeta do interior que sonha em ser modelo. Ela é orientada pela mãe Magnólia (Zezé Polessa) e pelo pai Severo (Tato Gabus Mendes) a tirar dinheiro de José Alfredo com o golpe da barriga, apesar de amá-lo e ser uma menina do bem. Rômulo Neto interpreta Robertão, um malandro que será irmão de Maria Isis (Marina Ruy Barbosa). Robertão, em sua eterna busca por sombra e água fresca, fará de tudo para atingir seu objetivo. Nem que para isto ele tenha que, por exemplo, fazer striptease ou dar em cima de homens e mulheres em prol da mordomia.
A queda do império de José Alfredo começa quando um diamante rosa da África do Sul desaparece. José Alfredo acredita que tudo vai por água abaixo caso ele não encontre a sua pedra preciosa favorita. No meio da confusão aparece Cristina (Leandra Leal), a filha de Eliane (Malu Galli). Influenciada por Cora (Drica Moraes) após a morte dos pais, e para conseguir meios de tirar da cadeia o irmão, que foi responsabilizado por um incêndio no camelódromo onde trabalham, ela exigirá do Comendador um teste de paternidade graças ao qual se tornará o mais novo membro de sua família, para o desespero de Maria Marta e seus filhos.
Lilia Cabral dá vida a Maria Marta, uma aristocrata decadente, mas que jamais perde a pose e a elegância. Lilia adotou um visual sóbrio e para lá de requintado para encarnar a personagem. Daniel Rocha vai ser João Lucas, um jovem rebelde e nada responsável. O filho caçula do Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) vai ter sempre a companhia da encrenqueira Eduarda, interpretada por Josie Pessoa. Lilia Cabral e Daniel Rocha encarnam mãe e filho e viverão em pé de guerra.
Andreia Horta vai viver Maria Clara, a designer de joias responsável pelos produtos finais do império de joalherias de José Alfredo. Mas não é porque a morena é filha do empresário que ela mantém uma carreira de sucesso. O fato é que Maria Clara é a competência em pessoa.
O talento de Drica Moraes vai brilhar na segunda fase de Império encarnando Cora, a megera interpretada por Marjorie Estiano nos primeiros capítulos da trama.
Lindo, talentoso e… mau-caráter. Assim vai ser o personagem de Paulo Rocha, o galã português que volta à telinha na pele de Orville, um pintor de prestígio que na verdade é um falsificador de quadros.
Nanda Costa volta às novelas para viver Tuane, um mulherão que engravidou ainda na adolescência, mas acabou abandonando o filho aos cuidados do pai. Anos depois, ela retorna toda perua e cheia de atitude para reivindicar o direito de ter a criança de volta. Rafael Losso interpreta Elivaldo, pai solteiro de um menino de 10 anos que foi abandonado ainda bebê pela mãe. A rotina de pai e filho vai muito bem até que Tuane (Nanda Costa) resolve ter o filho de volta. O resultado é gritaria e confusão. Flávio Galvão está de volta à TV para ser o marido controlador de Nanda Costa.
Leandra Leal deixou os cabelos crescerem para viver a heroína Cristina, uma mulher pobre que tem um visual charmoso e florido. Leandra promete fortes emoções na pele da filha bastarda do protagonista José Alfredo, vivido por Alexandre Nero.
Jonas Torres foi o galã mirim Bacana, personagem central da série Armação Ilimitada, e agora volta às telas como Ismael, um catador de lixo que pode ter muitos caminhos dentro da trama.
Letícia Birkheuer interpreta Érika, uma repórter investigativa que trabalha para o blogueiro de fofocas Téo Pereira, vivido por Paulo Betti.
Um homem com dois amores. José Mayer vive um dilema entre a esposa e outro homem. Zé encarna Cláudio Bolgari, um cerimonialista muito bem casado, porém com uma vida dupla. Enquanto de dia o bonitão mantém um casamento de sonhos com Beatriz (Suzy Rêgo), à noite ele visita seu amante, Leonardo (Klebber Toledo).
Viviane Araújo vive a manicure Naná. Viviane contracena com o ator Aílton Graça, que dá vida a Xana Summer: lúdica, divertida, bem quista pelos vizinhos e amigos de Santa Teresa. De barba e cabelos raspados, Rafael Cardoso encarna Vicente, um cozinheiro aspirante a chef.
Elenco completo (Ator/Atriz e Personagem)
Primeira fase da trama
Marjorie Estiano – Cora (jovem)
Chay Suede – José Alfredo (jovem)
Adriana Birolli – Maria Marta (jovem)
Vanessa Giácomo – Eliane (jovem)
Thiago Martins – Elivaldo (jovem)
Reginaldo Faria – Sebastião Ferreira
Regina Duarte – Maria Joaquina
Hugo Esteves – Patrício
Segunda fase da trama
Alexandre Nero – José Alfredo de Medeiros
Lília Cabral – Maria Marta Mendonça e Albuquerque de Medeiros
Caio Blat – José Pedro Albuquerque de Medeiros
Andreia Horta – Maria Clara Albuquerque de Medeiros
Daniel Rocha – João Lucas Albuquerque de Medeiros
Leandra Leal – Cristina Bastos
Rafael Cardoso – Vicente Ferreira da Silva
Drica Moraes – Cora Bastos
Maria Ribeiro – Danielle de Medeiros
Malu Galli – Eliane
Rafael Losso – Elivaldo
Erom Cordeiro – Fernando
Nanda Costa – Tuane
Flávio Galvão – Reginaldo
Elizângela – Jurema
Júlio Machado – Jairo
Ravel Andrade – Otoniel
Júlia Fajardo – Helena Abrantes
Othon Bastos – Silviano
Roberto Pirillo – Dr. Merival Porto
Marina Ruy Barbosa – Maria Isis
Klebber Toledo – Leonardo de Souza
Zezé Polessa – Magnólia
Tato Gabus Mendes – Severo
Rômulo Arantes Neto – Roberto
José Mayer – Claudio Bolgari
Suzy Rêgo – Beatriz Bolgari
Joaquim Lopes – Enrico Bolgari
Juliana Boller – Bianca Bolgari
Paulo Betti – Téo Pereira
Jonas Torres – Ismael
Cris Vianna – Juliane Matos
Paulo Rocha – Orville Neto
Lucci Ferreira – Antônio
Ailton Graça – Xana Summer
Ana Carolina Dias – Carmen Godinho
Roberto Bomfim – Antoninho
Dani Barros – Lorraine
Viviane Araújo – Nana
Josie Pessoa – Eduarda
Letícia Birkheuer – Erika
Karen Junqueira – Fernanda
Juliana Gaby – Stephany
Kiria Malheiros – Bruna
Adriano Alves – Victor
Alejandro Claveaux – Evaldo