A Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) participou de Consulta Pública para a construção do novo manual de Hemofilia que trata de benefícios aos pacientes, tratadores e governo. Todas as pessoas podem contribuir para o aperfeiçoamento do material até dia 4 de agosto.
“É uma honra para nós, da FBH, poder participar ativamente da construção de materiais tão relevantes quanto este, assim como os que foram colocados em Consulta Pública nos últimos seis meses, sobretudo, ter solicitações atendidas, como no Protocolo de Indução de Imunotolerância e Protocolo de Profilaxia Primária. Certamente a Consulta Pública para o Manual de Hemofilia trará mais benefícios a todos os envolvidos”, explica a vice-presidente da entidade, Mariana Battazza Freire.
Ao reconhecer a necessidade da divulgação do novo Manual de Hemofilia, a Área de Assessoramento Técnico às Coagulopatias (ATC/CGSH/DAHU/SAS/MS), após realizar as atualizações necessárias, encaminha para consulta pública o referido Manual, com vistas a solicitar contribuições à sociedade e aos especialistas no assunto.
O texto em apreço encontra-se disponível no endereço eletrônico . A relevância da matéria recomenda a sua ampla divulgação, a fim de que todos possam contribuir para o seu aperfeiçoamento. As contribuições deverão ser encaminhadas ao Ministério da Saúde até dia 4 de agosto de 2014, para o endereço eletrônico: [email protected], especificando o número desta Consulta Pública e o nome do anexo no título da mensagem.
As contribuições deverão ser fundamentadas, inclusive com material científico que dê suporte às proposições. Deve ocorrer, quando possível, o envio da documentação de referência científica e, quando não for possível, o envio do endereço eletrônico da citada referência científica para verificação na internet.
A Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados, do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência da Secretaria de Atenção à Saúde (CGSH/DAHU/SAS/MS), coordenará a avaliação das proposições apresentadas e elaborará a versão final consolidada do “Manual de Hemofilia”, para que seja aprovada e publicada, passando a vigorar em todo o território nacional.
A Consulta Pública publicada no Diário Oficial da União, nº 11, de 2 de julho de 2014, nº 125, entre as páginas 78 e 79, referente ao “Manual de Hemofilia”, está disponível no seguinte endereço eletrônico: .