Vitor Helio Pereira de Souza apresentou na Unesp de Presidente Prudente a dissertação de mestrado ‘Integração territorial na América do Sul: uma análise multiescalar a partir das obras da IIRSA/COSIPLAN (Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana /Consejo Suramericano de Infraestructura y Planeamiento)’.
O pesquisador argumenta que, após o término da Guerra Fria, estabelece-se um rearranjo da economia mundial, com a emergência de blocos econômicos, enquanto maneira dos países realizarem uma inserção mais segura no mundo globalizado, como foi o caso da consolidação do Mercosul.
Deste modo, promover as infraestruturas de integração se tornou estratégia fundamental para a consolidação da integração territorial no âmbito dos blocos. Neste sentido, no início do século XXI, foi elaborado aIIRSA, que representa uma evolução na tentativa de consolidar a integração entre os diversos países da América do Sul e, por conseguinte, ampliar os fluxos comerciais entre o Brasil e os demais países do Mercosul.
Ao realizar investimentos em infraestrutura de transporte dota-se o território de uma das “condições gerais de produção” fundamentais para a reprodução do capital e para a geração do “efeito multiplicador interno”.
“Uma vez que esses investimentos não se restringem às áreas de fronteira, fomenta-se a consolidação das interações espaciais entre unidades federativas brasileiras que deverão receber investimentos e, por conseguinte, entre o Brasil e os demais países membros do Mercosul”, conclui Pereira de Souza
Integraram a bancao orientador Márcio Rogério Silveira – UFSC e os professores Andrea I. Gutierrez, da Universidad de Buenos Aires, e Everaldo S. Melazzo, da Unesp de Presidente Prudente.
Assessoria de Comunicação e Imprensa