A Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur) será oficialmente criada na abertura da World Travel Marketing Latin America (WTM) 2014, evento internacional da indústria do turismo. O Brasil já tem ilhas preparadas para receber bem o turista. Passar as férias em uma das centenas de ilhas do Brasil, fluviais ou oceânicas, sempre foi um privilégio para poucos – e um desejo de muitos. No imaginário coletivo, a tranquilidade absoluta é representada por um cenário de ilha deserta, com águas transparentes, areias brancas e vegetação tropical. A boa notícia é que o Brasil tem centenas delas, muitas preparadas para receber bem os turistas. E a criação de uma associação dará ainda mais visibilidade ao segmento.
“A proposta da Abitur é atender as necessidades dos destinos de ilhas turísticas brasileiras, dentro de cada realidade, sendo uma ferramenta de ligação com os órgãos públicos, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e consequentemente de seus visitantes”, disse Rafael Gutierres Júnior, que também preside a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, no Paraná. Segundo ele, as ilhas turísticas precisam de um modelo de gestão pública específica para o turismo, que leve em conta a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural.
As primeiras ilhas a integrarem a nova associação são a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Paraná; a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco; Ilhabela, em São Paulo; Ilha Grande, no Rio de Janeiro e a Ilha de Marajó, no Pará. A entidade busca também um assento no Conselho Nacional de Turismo.
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, recebeu no início de abril, o prefeito da cidade de Paranaguá, Edison Kersten e o presidente da Fundação Municipal de Turismo da cidade, Rafael Gutierres Jr, que comunicaram sobre os preparativos para a criação da Abitur.
O ministro Lages mostrou-se receptivo à ideia da a nova entidade dizendo existem muitas ilhas no Brasil que podem virar roteiros turísticos organizados, que permitam o desenvolvimento dessas localidades mas também garantindo a preservação do meio ambiente. “O potencial turístico é enorme e temos que trabalhar para transformá-lo de atrativo natural em ações economicamente viáveis”, disse o ministro.
Buscar reconhecimento, apoio e viabilizar formas e estratégias de posicionamento de mercado são também metas da associação. Em Paranaguá, município que integra a mais nova associação e responsável por atrair outras ilhas, tem como destaque a Ilha do Mel, que é um dos principais atrativos do litoral do Paraná.