A Associação Ruspoli, com sede em São Paulo, em parceria com o Centro Studi e Richerche Santa Giacinta Marescotti, da Itália, promove o I Prêmio de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americanos “Príncipe Francesco Maria Ruspoli”, primeira versão para a América Latina do Concurso Internacional de Música Barroca e Estudos Musicológicos “Príncipe Francesco Maria Ruspoli”, em sua sexta edição em 2014.
O concurso foi destinado à estudantes e pesquisadores em início de carreira acadêmica, cidadãos de países da América Latina e do Caribe. Os candidatos inscritos enviaram os estudos sobre a música barroca, ensaios histórico-musicológicos relativos às relações musicais entre a Europa e a América Latina até o início do século XIX. O regulamento está disponível no site da Associação Ruspoli ().
O resultado será divulgado em 22 de agosto de 2014, nos sites da Associação Ruspoli e do Centro de Estudos. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 05 de setembro de 2014, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, com apresentação do Quarteto Quinta Essência e conferências sobre musicologia, envolvendo o período barroco.
Professor do Instituto de Artes (IA) da Unesp, Paulo Castagna está entre os 5 convidados o para o conselho de consultores do prêmio. Ele não só participa do conselho, como também estará abrindo o dia da cerimônia de premiação do vencedor do prêmio, com uma conferência.
Esta palestra tem como objetivo apresentar informações sobre a atual tendência de digitalização de acervos histórico-musicais, destacando alguns exemplos internacionais e nacionais, concentrando-se no projeto de Digitalização e Disponibilização Online da Coleção Dom Oscar de Oliveira do Museu da Música de Mariana, que possui impressos e manuscritos musicais dos séculos XVIII a XX, com cerca de 3500 composições, sendo 85% delas sacras e as demais obras orquestrais, camerísticas, canções, danças e música para piano. Na palestra serão apresentados os objetivos do projeto, as principais dificuldades enfrentadas, as soluções implementadas, seu significado para o Museu da Música de Mariana e as expectativas de impacto na pesquisa musicológica.
Esta conferência é resultado da parceria criada entre a Biblioteca Mário de Andrade e a Associação Cultural Ruspoli, participará também o Professor Girogio Monari, de Roma, curador do prêmio. A Biblioteca está abrindo com esta conferência a área de musicologia, e os primeiros livros desta área foram doados pela nossa Associação.
Paulo Castanha também vem colocando os organizadores do prêmio em contato com Congressos de musicologia que deste ano, como o X Encontro de Musicologia de Juiz de Fora e o Congresso da ANPPOM´- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, para divulgar o Prêmio, o que vem ampliando bastante o contato com pesquisadores e estudantes da área.
O Prêmio será apresentado na ANPPOM durante a Sessão Coletiva de Lançamentos de Publicações, que será na quinta-feira (dia 28) às 18h30, conforme o programa em
A Associação Ruspoli oferecerá ao autor do trabalho vencedor a quantia em dinheiro de R$ 3.000,00 (três mil reais) e uma viagem a Vignanello, para acompanhar a premiação da IV Edição do Concurso Internacional de Música Barroca e Estudos Musicológicos “Príncipe Francesco Maria Ruspoli”, que acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro no Castelo Ruspoli. Também será oferecido ao vencedor, e a outros eventuais trabalhos apresentados e especificados pelo juri do concurso, ter a pesquisa publicada na coleção “Miscelânea Ruspoli “, editado pela renomada editora italiana, LIM – Libreria Musicale Italiana.
O Concurso é apoiado por orgãos e instituções nacionais e internacionais voltados à cultura, como como o Ministério da Cultura do Brasil, Comune de Vignanello, Prefeitura de Itu, Consolato Generale d’Italia a San Paolo, Instituto Italiano di Cultura São Paulo, International Musicology Society, Cultura Artística, e Núcleo Caravelas.
Associação Ruspoli