Manter o peso nas festas – chegaram as férias e as festas de final de ano, e, com elas, as comilanças. Viagens, ceias de Natal e Réveillon e passeios tornam-se verdadeiras preocupações para quem vive de regime. Além disso, o maior erro é que muitas pessoas estabelecem que “tem direito” de comer nessa época do ano, por terem feito tudo direito o resto do ano. “Esse é um erro muito grave, porque contando quase 10 dias saindo do regime em proporções grandes, é fácil recuperar todos os quilos perdidos durante meses”, alerta a nutróloga Liliane Oppermann.
Por outro lado, também não é aconselhável que a pessoa se prive de comer todas as gostosuras das festas. “O Natal e o Réveillon fazem parte da nossa cultura. É importante que uma vez ou outra a gente se libere, mas, o ideal é que seja sempre em poucas quantidades e sempre tentando compensar em outras refeições e etc”, explica a nutróloga.
A especialista dá algumas dicas para fazer com que você mantenha o peso nesse período:
ESTÔMAGO VAZIO
Antes de sair de casa, procure tomar um iogurte ou comer alguma fruta. Dessa forma, você não vai chegar com muita fome e saberá se controlar diante das opções. Além disso, faça as refeições do dia normalmente ao invés de ficar sem comer o dia inteiro para comer mais na ceia, porque isso vai te fazer engordar ainda mais.
ATIVIDADE FÍSICA
Não deixe de fazer sua atividade física nesses dias, nem que seja uma caminhada leve, assim seu metabolismo ficará funcionando o dia todo.
PETISQUINHOS
Evite ficar beliscando pãezinhos, patês, castanhas, amendoim, salgadinhos e queijos, que são todos bem calóricos.
ESCOLHA CERTA
Selecione os pratos que mais gosta e coma pequena quantidade de cada um deles. Se possível, dê preferência às carnes de peru e chester ou aves, sempre retirando a pele, evitando então alimentos mais gordurosos.
ACOMPANHAMENTOS
A maioria dos acompanhamentos são sempre carboidratos, como arroz, massa, farosa, cuscuz e tortas. Escolha apenas um e coloque uma pequena quantidade no seu prato.
ABUSE DO VERDE
As saladas como rúcula, agrião, alface e escarola são muito bem vindas. Abuse delas no seu prato para manter uma maior saciedade. Pode acrescentar cenoura, cebola e outros vegetais, se quiser. Cuidado com os molhos para salada e suas quantidades. E claro, apesar do nome, evite a tradicional salada de maionese e o salpicão de frango ou coma em pouquíssima quantidade para não passar vontade.
AS BEBIDAS
Não exagere nos alcoólicos, principalmente os destilados como pinga, whisky, caipirinha, saquê, que são os mais calóricos. Beba 1 ou 2 copos de cerveja e alterne com água, assim você não exagere e aproveita para se hidratar. Troque os refrigerantes por sucos ou água ou opte pelas versões zero e light.
FRUTA PODE?
As frutas da estação podem e devem ser adicionadas ao seu cardápio. Pêssego, uva, ameixa, melão e melancia são algumas das frutas dessa estação. Porém, as frutas secas devem ser evitadas. Nozes, amêndoas e castanhas, apesar de serem saudáveis, são muito calóricas e merecem atenção.
SOBREMESA
O ideal é fazer alguma receita que tenha menos gordura, priorizando frutas ou chocolate amargo, por exemplo. Os panettones são um dos doces mais calóricos existentes, portanto, evite o produto ou consuma apenas um pedaço na véspera. Nesse caso, tente compensar ainda mais na refeição principal.
RECEITAS
Utilize produtos light de requeijão, creme de leite, chocolate, leite condensado, maionese para preparo dos alimentos. No final da contagem de calorias, faz uma grande diferença.
—
A Doutora Liliane Oppermann, CRM 123314, é Médica Nutróloga, com título de Especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e Ex-Diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (AMBO). É capacitada em Nutrologia Esportiva, Diabetes, Obesidade Infanto Juvenil e em acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Pós-Graduada em Gastronomia Funcional, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante com diversos temas na área da saúde física, emocional e alimentação saudável para público leigo ou profissionais da área. Desde 2002 se dedica ao Estudo da Obesidade. Elaborou o Método de Emagrecimento Dieta DC em 2008 e junto com a Prática Ortomolecular vem acompanhando seus pacientes.