Os hospitais que oferecem serviços a idosos e que contam com boas práticas para essa população podem receber certificação do Estado, por meio do Selo Hospital Amigo do Idoso, anunciado nesta quarta-feira, 9, pelo governador Geraldo Alckmin.
“A gente sempre ouviu que o Brasil é um país jovem e hoje é um país maduro caminhando para ser um país idoso, então nós temos que nos antecipar. São Paulo é um Estado Amigo do Idoso e 637 dos 645 aderiram municípios ao programa e vão aderir a uma serie de metas e politicas publicas para atender o idoso”, disse Alckmin.
O selo será concedido a unidades hospitalares que se qualificarem em quatro níveis: adesão, inicial, intermediário e pleno. Para fins de avaliação das unidades hospitalares, será instituída a Comissão de Avaliação do Selo do Hospital Amigo do Idoso.
O ‘Selo Hospital Amigo do Idoso’ é uma iniciativa da Secretaria da Saúde, que tem como objetivo incentivar e apoiar a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais como referência assistencial que inclui, valoriza, e preserva a autonomia e independência dos idosos. Essa iniciativa é parte dos projetos emblemáticos que compõem o programa governamental ‘São Paulo Amigo do Idoso’.
Do Portal do Governo do Estado