Com o intuito de ampliar a imunização das crianças no Estado de São Paulo, a Secretaria da Saúde prorrogou, até dia 31 de dezembro, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) e sarampo. Até o momento, foram aplicadas mais de 4,1 milhões de doses de vacinas em todo o Estado.
No total, 4,7 mil serviços de saúde oferecem as duas vacinas em todo o Estado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É recomendável que os pais e responsáveis verifiquem se haverá expediente e qual o horário de funcionamento dos postos de saúde no último dia do ano em seus municípios.
A vacina contra o sarampo deve ser aplicada em crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. Já a da poliomelite é indicada para bebês com mais de seis meses e menos de 5 anos.
Do Portal do Governo do Estado
—
A poliomielite foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização são repetidas todos os anos.