Apesar da passagem de uma frente fria e ocorrência de chuva forte na Região Metropolitana e em algumas cidades do interior, a maior parte do Estado de São Paulo não recebeu chuva significativa. Há mais de 30 dias muitos municípios não recebem uma gota d’água, o que favorece a formação e propagação de queimadas. De acordo com o INPE, desde o início do ano, foram registrados 475 grandes focos de queimadas, número 16% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. A cidade que mais registrou queimadas em todo o Estado foi Botucatu, com 16 grandes focos.
O dia vai ficar mais nublado sobre o Estado na quarta-feira, devido a formação de uma frente fria sobre o Paraná e Mato Grosso do Sul. ”A umidade permanecerá baixa e a temperatura sobe rapidamente no decorrer do dia, com máxima que alcança os 26ºC na Capital” – comenta o meteorologista Celso Oliveira da Somar Meteorologia.
Uma frente fria chega ao Estado de São Paulo a partir da quinta-feira e vai trazer chuva, trovoadas e ventos fortes. Segundo a previsão da Somar Meteorologia, a partir da sexta-feira, além das chuvas, esperam-se ventos fortes do quadrante sul e declínio acentuado da temperatura, especialmente no sul do Estado de São Paulo. A temperatura da tarde não deve passar dos 18ºC no domingo e na segunda-feira (24 e 25 de maio) na divisa de São Paulo com o Paraná. Já a madrugada e a manhã serão geladas, com termômetros entre 3ºC e 6ºC no Estado paulista entre terça e quarta-feira.
Aline Cardoso
Assessora de Imprensa Somar Meteorologia