Nos dias 1° e 2 de dezembro o Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o “II Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura“. O objetivo é discutir o papel do Estágio Supervisionado na formação de docentes investigando se as universidades e escolas seriam capazes de experimentar um processo formativo crítico por meio do estágio, além de repensar os limites e as possibilidades que vêm permeando a formação de professores. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados sem a necessidade de inscrição prévia. Interessados em expor trabalho, por meio de banner ou comunicação oral, devem se inscrever até 23 de novembro, pelo email [email protected].
O Simpósio tem como público-alvo coordenadores dos cursos de licenciatura, professores-coordenadores de estágio curricular, estudantes dos cursos de licenciatura, professores da Educação Básica e gestores e autoridades educacionais municipais e estaduais. Serão discutidos temas como reflexões sobre formação e desenvolvimento de docentes, desafios do magistério voltados para uma ação curricular crítica e experiências entre universidade e escola de Educação Básica na perspectiva de análise e discussão sobre os processos formativos em cursos de licenciatura nas Instituições de Ensino Superior (IES).
No dia 1°, por exemplo, será realizada a mesa-redonda “Formação e Estágio Supervisionado: perspectivas atuais” com as professoras Cristina Cinto Araújo Pedroso (USP), Magali Aparecida Silvestre (Unifesp) e Ana Silvia Couto de Abreu (UFSCar). Já no dia 2 acontece a mesa “Vivências no Estágio Supervisionado: inter licenciaturas Sorocaba”, com professores coordenadores de Estágio Curricular, licenciandos, professores da Educação Básica, gestores e autoridades educacionais.
As atividades acontecem a partir das 19 horas no auditório do edifício ATLab da UFSCar. O Campus Sorocaba fica na Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110, bairro do Itinga. Outras informações podem ser obtidas pelo email [email protected] ou pelo telefone (15) 3229-6005.