O Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) até o dia 15 de julho. O Programa de Pós-Graduação tem caráter profissional é e voltado a professores dos ensinos Médio e Fundamental com ênfase em aspectos de conteúdos na área de Física. Trata-se de uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
O pólo UFSCar Sorocaba do MNPEF dará início às atividades letivas em setembro e tem como coordenadora Maria José Fontana Gebara, docente do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM). São oferecidas 15 vagas com distribuição de bolsas de estudo da Capes disponíveis seguindo a ordem de classificação final dos candidatos no processo seletivo, e exclusivamente para alunos que comprovarem atuação na rede pública de ensino. A prova será realizada no dia 27 de julho e o resultado será divulgado no dia 27 de agosto. As aulas presenciais serão realizadas às segundas-feiras, das 8 às 18 horas, no Campus Sorocaba da UFSCar. A grade curricular prevê disciplinas como Termodinâmica e Mecânica Estatística, Eletromagnetismo e Mecânica Quântica, além de atividades experimentais e computacionais para os ensinos Médio e Fundamental. Confira o Edital completo em .
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-5937 ou pelo email [email protected]. O Campus Sorocaba da UFSCar está localizado na Rodovia João Leme dos Santos, km 110 – bairro do Itinga.
MNPEF – O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) tem como objetivo coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País. A ideia é capacitar em nível de mestrado uma fração extensa de professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos. O MNPEF mantém pólos em instituições como as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Santa Catarina (UFSC), do Piauí (UFPI), UFSCar, dentre outras.