Agência FAPESP – O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece, pela primeira vez, uma disciplina de Divulgação Científica na graduação voltada aos futuros pesquisadores – e não aos futuros jornalistas.
Podem se matricular graduandos de todas as áreas do conhecimento. Um dos objetivos é iniciar os futuros cientistas nas atividades de divulgação e comunicação pública da ciência.
A disciplina será oferecida por Graça Caldas, jornalista e professora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, e pela bióloga e divulgadora científica Germana Barata, também do Labjor.
“A disciplina quer contribuir para que os futuros cientistas incorporem a divulgação científica na sua rotina profissional, seja para atuarem como fontes de informação ou como divulgadores da ciência”, afirmou Germana Barata.
De acordo com Graça Caldas, o curso “pretende preencher uma lacuna na formação de futuros pesquisadores para que possam compreender o papel da mídia em geral no processo de comunicação pública da ciência”.
A proposta, de acordo com as professoras, é “incentivar a comunicação da ciência voltada para o público leigo de forma efetiva e sem ruídos”.
As inscrições para o curso que começa no dia 5 de agosto podem ser feitas até o dia 19 de julho. Mais informações em http://www.iel.unicamp.br/graduacao/disciplina.php?codsel=10668.