A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para voluntários nas seguintes áreas:
01 – OS EFEITOS DO TABAGISMO E DA ESCOLARIDADE NA ATENÇÃO
O Departamento de Psicobiologia da EPM/Unifesp está recrutando voluntários, com idade entre 18 a 30 anos, que sejam fumantes e não fumantes.
Os candidatos fumantes devem fumar há, pelo menos, cinco anos, além de precisarem consumir, ao menos, um maço de cigarros por dia no último ano.
Os interessados devem entrar em contato com o consultório do Departamento de Psicobiologia pelo telefone (11) 2149-0162 e mencionar a pesquisa “Atenção, escolaridade e cigarro”.
02 – PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM CRIANÇAS COM ENXAQUECA
O Setor de Cefaleias da EPM/Unifesp recruta crianças, com idade entre 8 e 12 anos, que tenham dores de cabeça de intensidade moderada a forte e crises de, no mínimo, uma vez ao mês, para avaliação do quadro de cefaleia e testes auditivos. Estão disponíveis 30 vagas.
Os candidatos não devem fazer tratamento para a dor de cabeça, não devem apresentar outros problemas de saúde e nem ter tido doenças auditivas prévias ou atuais. Os participantes terão acompanhamento ambulatorial no Setor de Cefaleias.
Os interessados devem entrar em contato com a pesquisadora Larissa Agessi, de 24/03 a 11/04, das 14h às 18h, pelo telefone (11) 94519-7867 ou pelo e-mail [email protected].
03 – EFEITOS TERAPÊUTICOS DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA E DA TOXINA BOTULÍNICA EM PACIENTES COM ENXAQUECA CRÔNICA
O Setor de Investigação e Tratamento das Cefaleias, do Departamento Neurologia e Neurocirurgia da Unifesp, está pesquisando os efeitos terapêuticos do laser de baixa potência e da toxina botulínica em pacientes com enxaqueca crônica.
Podem participar da pesquisa homens e mulheres com idade entre 18 e 80 anos, que apresentem crises crônicas de enxaquecas, com histórico de 15 ou mais dias de crises mensais. Os pacientes serão submetidos a uma entrevista e avaliação avaliar suas crises. As vagas são limitadas.
Os interessados podem entrar em contato com Dra. Luana Loeb pelo telefone 11 98967-1012 ou pelo e-mail: [email protected], para agendamento das consultas, que acontecem somente às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h.
04 – AVALIAÇÃO PSICOMOTORA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO
O Setor de Neuro-Sono da Disciplina de Neurologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp está pesquisando a cognição e psicomotricidade das crianças com distúrbios do sono.
Podem participar da pesquisa meninos e meninas com idade entre 8 e 11 anos, que apresentem distúrbios respiratórios como ronco, agitação durante o sono, e parassonias, como sonambulismo, pesadelos e outros. Os pacientes serão submetidos a uma avaliação cognitiva (teste de inteligência), avaliação psicomotora e análise do sono através da polissonografia.
Os interessados podem entrar em contato com Vanessa Ruotolo Ferreira pelo e-mail: [email protected] ou deverão procurar o Ambulatório de Neuro-Sono da Disciplina de Neurologia da Unifesp, situado na Rua Pedro de Toledo, 650, Balcão 5, somente às quartas-feiras a partir das 13h.
05 – EXPANSÃO CIRÚRGICA DA MAXILA
O Departamento de Cirurgia Plástica da Unifesp – Setor de Cirurgia Craniomaxilofacial recruta voluntários para avaliar os resultados da expansão cirúrgica da maxila. Podem participar voluntários adultos (entre 18 e 40 anos) de ambos os gêneros, alfabetizado (escolaridade mínima de oito anos) que apresentem mordida cruzada (quando o maxilar superior é mais estreito que o maxilar inferior) e precisem de correção cirúrgica. Os candidatos não podem ser portadores de nenhuma síndrome.
Os indivíduos selecionados precisam ter disponibilidade para comparecer ao Ambulatório de Cirurgia Plástica para realização dos exames e avaliações da pesquisa nos dias previamente agendados. Os participantes não irão receber nenhum tipo de ressarcimento por participarem da pesquisa, no entanto, não terá custos com a cirurgia e com tratamento ortodôntico (aparelhos fixos e expansor).
Os interessados podem entrar em contato com Gabriela Pereira pelo telefone (11) 5561-6056 ou (11) 99218-0019 pelo e-mail [email protected], colocando no assunto a palavra “VOLUNTÁRIO”.
06 – PESQUISA SOBRE DEMÊNCIA DA DOENÇA DE PARKINSON
O Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da EPM/ Unifesp está desenvolvendo uma pesquisa que visa a caracterizar a população portadora de demência por corpúsculos de Lewy (também conhecida por demência da doença de Parkinson) atendida no Ambulatório de Neurologia do Hospital São Paulo, bem como avaliar melhor as características clínicas de cada síndrome para um diagnóstico diferencial mais preciso.
Para tanto, está recrutando apenas voluntários com diagnóstico confirmado da doença, independentemente da idade. Não podem participar do estudo indivíduos que já tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os pacientes selecionados passarão por uma avaliação que consiste na aplicação de testes de memória e alguns exames de avaliação motora, tipicamente utilizados para pacientes com doença de Parkinson, bem como exame físico geral incluindo medidas de peso, altura, circunferência abdominal e pressão arterial. Aqueles que não fazem acompanhamento da doença em outro serviço de saúde poderão ser acompanhados no Ambulatório de Neurologia do Comportamento do Hospital São Paulo.
Os interessados podem procurar pelo pesquisador Fabricio Ferreira de Oliveira todas as terças, quartas e sextas feiras pela manhã, no Ambulatório de Neurologia do Hospital São Paulo, situado à Rua Botucatu, 740, térreo, pelo celular 96469-6021 ou pelo e-mail [email protected].
07 – SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATO E GLUTAMINA E EXERCÍCIO EM ALTITUDE
O departamento de Psicobiologia da Unifesp recruta homens, com idade entre 18 e 30 anos, para avaliar os efeitos da suplementação de carboidrato e glutamina sobre parâmetros imune e inflamatório durante e após exercício em altitude simulada.
Os candidatos devem ser saudáveis, não podem ter doenças crônicas, não podem ser fumantes, nem consumir nenhum tipo de medicação e não ter se exposto a altitude nos últimos seis meses.
Os voluntários passarão por seis testes: eletrocardiograma com cardiologista, ergoespirometria, e outros quatro testes que consistirão em repouso, exercícios físicos em esteira e recuperação. Eles serão realizados no Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp). Haverá coleta de sangue, lactato e saliva.
Os interessados podem ligar para o telefone (11) 99780-9804 ou enviar um e-mail para [email protected].
08 – TRATAMENTO DE DOR LOMBAR AGUDA COM ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA
A disciplina de Reumatologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp está recrutando voluntários para uma pesquisa que visa avaliar os efeitos da estimulação elétrica nervosa nos casos de lombalgia (dores na coluna lombar) aguda.
Podem participar do estudo pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos com queixas de lombalgia aguda (dores na coluna lombar que começaram há, no máximo, duas semanas). Não serão recrutados os pacientes cujas dores sejam de origem inflamatória, tumoral ou infecciosa, usuários de marcapasso cardíaco e aparelhos de eletrochoque, recém-operados da coluna, portadores de irritação de raízes nervosas, gestante e pacientes em litigio.
Os voluntários selecionados serão avaliados por um médico reumatologista e um fisioterapeuta, por meio de testes físicos e questionários. Os interessados podem entrar em contato com a pesquisadora Vaneska Cruz nos telefones (11) 98256-4748 e (11) 97687-2659 ou pelo endereço eletrônico [email protected]. Estão disponíveis 30 vagas.
09 – EFEITO DO TREINAMENTO MUSCULAR SOBRE O TROFISMO E A FORÇA MUSCULAR
O departamento de Fisiologia do Exercício da Unifesp está recrutando voluntários para participar da pesquisa intitulada “Efeito do Treinamento Muscular Isométrico, Isotônico ou Isocinético sobre o Trofismo e a Força Muscular”.
Os interessados devem ser homens com idade entre 18 e 35 anos, recreacionalmente ativos e que não possuam histórico de lesão de joelho ou coxa nos últimos cinco anos. Os candidatos não podem ter realizado nenhum treinamento de força muscular nos últimos seis meses.
O objetivo é observar o ganho de força e massa muscular decorrentes de diferentes tipos de treinamento, averiguando a carga, volume e intensidade da contração. Os selecionados passarão por uma série de exercícios de extensão no joelho durante um período de dois meses.
Para se voluntariar, basta entrar em contato pelo telefone (11) 99745-5500, falar com Sabrina.
10 – TRATAMENTO PARA PROBLEMAS DE ATENÇÃO E OU HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS
O departamento de Psicobiologia da Unifesp recruta crianças do sexo masculino, com idade entre 9 e 14 anos, com suspeita ou já diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, para participar de um programa que visa avaliar os possíveis benefícios do exercício físico e do consumo dos ômegas sobre o comportamento e a atenção. Não haverá nenhum custo ao participante.
Inscrições: [email protected] / (11) 5549-2500, das 7h30 às 18h30.
11 – CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO EM TURNO PARA A SAÚDE
O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp) realiza pesquisa para avaliar as consequências do trabalho em turno para a saúde de trabalhadores do turno diurno e noturno.
Podem participar homens e mulheres, com idade entre 18 e 60 anos, que trabalhem em turnos diurno, noturno, fixo ou rotativo. Os interessados não devem ser fumantes e nem possuir doenças crônicas hepáticas, renais, cognitivas, câncer ou doenças autoimunes.
Os benefícios para os voluntários incluem: exame de polissonografia (sono) e de sangue, avaliação da composição corporal e hábitos alimentares, vacina hepatite A e ressarcimento dos gastos nos dias de participação na pesquisa.
Para informações e inscrições, ligue: (11) 5572-0177 ou envie um e-mail para Francieli – [email protected] e Ioná – [email protected].
12 – GASTO ENERGÉTICO DE OBESOS COM SÍNDROME DE APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO
O Departamento de Psicobiologia da Unifesp está recrutando voluntários para participarem de um estudo que tem como objetivo avaliar os efeitos de dois tipos de dietas no gasto energético de homens obesos e que possuem Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono.
Podem participar do projeto de pesquisa homens, com idade entre 30 e 50 anos, obesos que não fumam, não utilizam drogas e não tenham problemas renais, de coração e de tiroide. Os voluntários também não podem trabalhar à noite e nem em turnos, além de não terem outros distúrbios de sono – como insônia, por exemplo.
Durante a pesquisa serão realizadas consultas nutricionais, exames de sono, sangue e gasto energético. Ao final do estudo, esses exames serão passados aos voluntários.
Os interessados devem entrar em contato com Mariana Del Re pelos telefones: (11) 98331-1547 ou 5572-0177 (para recados) e ainda pelo e-mail: [email protected]
13 – AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE HOMENS BRASILEIROS
A disciplina de Reumatologia recruta homens, nascidos no Brasil, com o objetivo de avaliar a taxa de gordura corporal e massa óssea, para traçar um perfil comparativo com estudos americanos.
Os voluntários devem ter mais de 40 anos, devem ser saudáveis, com peso de até 120 kg e altura máxima de 1,90m. Não devem ter doenças conhecidas (com exceção da hipertensão) e nem usar suplementos alimentares para ganho de massa muscular.
Não serão admitidos aqueles que apresentem doenças crônicas, obesidade e que façam uso contínuo de medicamentos (medicamentos para colesterol e anti-hipertensivos são aceitos).
O exame será realizado por densitometria, que emite radiação de baixa intensidade e é indolor. Ele terá duração de aproximadamente 50 minutos e deverá ser agendado previamente.
Para mais informações, acesse: www.dexaemhomens.blogspot.com.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 98386-5811 ou pelo e-mail: [email protected].
14 – EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO AGUDO EM INDIVÍDUOS AMPUTADOS
O departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recruta voluntários com o objetivo de avaliar os efeitos de diferentes intensidades de exercício físico sobre parâmetros inflamatórios, imunológicos e bioquímicos em indivíduos amputados.
Participarão da pesquisa 10 amputados , idade igual ou superior a 18 anos, ter no mínimo um ano de amputaçao, fazer a utilização da cadeira de roda como único método de locomoção e apresentar resultado normal no eletrocardiograma de esforço.
Não poderão participar pessoas com problemas cardiovasculares, diabetes e doenças inflamatórias crônicas ou agudas. Além disso, não serão aceitos pacientes que façam uso de medicamentos para tratamento de dislipidemia. Inscrições: (11) 5572-0177 / 98725-0125, com Eduardo da Silva Alves.
15 – EFEITO DA LIDOCAÍNA VENOSA NO ALÍVIO DE DORES DA FIBROMIALGIA
O Setor de Dor da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da EPM/ Unifesp está recrutando voluntários para uma pesquisa que visa avaliar o efeito da lidocaina venosa na dor e nas concentrações plasmáticas em pacientes com Fibromialgia.
Serão recrutados voluntários de ambos os sexos com idade entre 18 e 60 anos que tenham dor generalizada ou diagnóstico de Fibromialgia. Os selecionados passarão por avaliação médica inicial, exames laboratoriais e serão acompanhados durante um período de oito semanas durante as quais receberão medicamentos via oral. Uma vez por semana durante quatro semanas consecutivas receberão medicação por via endovenosa (lidocaína ou solução salina), realizando coleta de sangue na 1ª, 2ª, 5ª e 8ª semanas. Os voluntários serão avaliados clinicamente em todas as consultas e responderão a questionários relacionados com a fibromialgia e qualidade de vida.
Não poderão participar do estudo os portadores de diabetes, doenças na tireoide, fígado, neurológicas, psiquiátricas, reumatológicas, neuromusculares, e outras síndromes dolorosas crônicas, arritmias, infarto do miocárdio, bloqueio de ramo ou átrio ventricular, insuficiência cardíaca, glaucoma de ângulo agudo, miastenia gravis e gravidas.
Também não serão aceitos os pacientes com hipersensibilidade aos medicamentos utilizados no estudo (lidocaina, amitriptilina, tramadol e paracetamol) além dos que usam cisaprida ou inibidores da monoaminoxidase. Os indivíduos que fazem uso de medicamentos de ação central, como antidepressivos, anticonvulsivantes, opióides e neurolépticos, serão aceitos somente se interromperam o tratamento pelo menos um mês antes do inicio do estudo.
Os interessados podem entrar em contato com Ana Laura Giraldes pelo e-mail [email protected].
Os atendimentos acontecem no Ambulatório de dor do Hospital São Paulo da Unifesp, situado à Rua Botucatu, nº 593.
16 – INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM ADOLESCENTES OBESAS
O Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA/Unifesp) recruta adolescentes obesas, com idade entre 10 e 19 anos, que apresentem perda involuntária de urina durante esforço físico.
As candidatas passarão por tratamento com exercícios de fisioterapia para o fortalecimento do assoalho pélvico e atendimento clínico, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.
Não serão aceitas pacientes com problemas neurológicos ou do trato urinário diagnosticados. Inscrições: (11) 5576-4360, das 8h às 16h.
17 – EFEITOS DAS DIFERENTES INTENSIDADES DO EXERCÍCIO FÍSICO REALIZADO EM ALTITUDE SIMULADA SOBRE PARÂMETROS IMUNOLÓGICOS
O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp) recruta voluntários para uma pesquisa que avaliará os efeitos das diferentes intensidades de Exercício Físico realizado na condição de altitude simulada e ao nível do mar.
Podem participar homens, com idade entre 18 e 30 anos, saudáveis e fisicamente ativos. Eles não devem fumar e nem consumir álcool com frequência (mais de três vezes na semana).
O voluntário ganhará eletrocardiograma de esforço e repouso (avaliação cardíaca) e exame ergoespirométrico (condicionamento físico).
Para informações e inscrições, entrar em contato com Samile pelo e-mail [email protected].
18 – MENINAS COM PUBERDADE PRECOCE
O Setor de Infância e Adolescência, da Disciplina de Endocrinologia Ginecológica do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista da Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), recruta meninas que tenham apresentado aparecimento de mamas e pelos antes dos oito anos de idade, e que tenham o consentimento de seus pais ou responsáveis, para participarem de uma avaliação.
A avaliação será realizada nas segundas-feiras à tarde ou terças-feiras pela manhã, com o objetivo de realizar diagnóstico de puberdade precoce. Confirmado o diagnóstico, o tratamento será oferecido gratuitamente no ambulatório, localizado à Rua Embaú, 66, na Vila Clementino, em São Paulo/SP.
Os pais ou responsáveis interessados devem entrar em contato, para agendar a triagem, com Dra. Eline no número (11) 99669-5699 ou com Dra. Felisbela Holanda no (11) 98422-6361.
19 – MULHERES COM OVÁRIOS POLICÍSTICOS
A disciplina de Endocrinologia Ginecológica do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp está recrutando voluntárias para uma pesquisa que visa estudar a menstruação em mulheres com cistos nos ovários.
Podem se candidatar às vagas mulheres com até 20 anos de idade com menstruação irregular e suspeita ou diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos, que necessitam de tratamento com remédios.
Serão excluídas do estudo as candidatas portadoras de Diabetes, Pressão Alta, doenças na Tireoide, disfunção dos Rins ou Fígado, tumores, trombose (portadoras ou com antecedentes na família). Também não poderão participar da pesquisa as candidatas que tenham desejo imediato de engravidar.
As selecionadas passarão por exame clínico para verificar peso, altura, medidas corporais e pressão, além de ultrassonografia no início do estudo e exames de sangue no início, meio e fim. Estão disponíveis cinco vagas por semana, sempre nas terças-feiras, sendo duas às 8h e mais três às 13h.
As interessadas podem entrar em contato com a pesquisadora Margareth Iwata, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone do Ambulatório de Climatério e Endocrinologia Ginecológica (11) 5549-6174.
20 – TRATAMENTO CONTRA CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
A disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço está recrutando voluntários para participar de uma pesquisa sobre a combinação de raios laser e quimioterapia para tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Podem participar do estudo homens e mulheres com idade entre 21 e 70 anos, portadores de cânceres de cabeça e pescoço que voltaram a crescer mesmo depois de outros tratamentos como cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.
Os voluntários passarão por uma avaliação preliminar com os médicos responsáveis pela pesquisa e os candidatos selecionados farão exames pré-operatórios e serão internados no Hospital São Paulo para serem submetidos a uma sessão de quimioterapia e laser terapia sob anestesia geral no centro cirúrgico (tempo do procedimento: 1 hora). O tratamento visa melhorar as condições locais do câncer e a qualidade de vida.
Os interessados podem entrar em contato no telefone (11) 98752-4598 ou nos endereços eletrônicos [email protected] ou [email protected].
Sobre a Unifesp
Criada em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 e federalizada em 1956. Por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), iniciou seu projeto de expansão em 2005. Atualmente, a Universidade conta com cursos nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas, Negócios e Saúde; distribuídos nos seguintes campi: São Paulo, Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco, além de unidades avançadas de extensão – Embu das Artes e Santo Amaro.
Assessoria de Imprensa da Unifesp