O uso de tecnologias no ensino é tema da programação de outubro do IV Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores (NFP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Abrindo o programa, no dia 27 ocorre a palestra “Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: entre antigas e novas formas de ensinar e aprender”. Além disso, outras duas oficinas serão ofertadas para professores da Educação Básica e de Ensino Médio.
A palestra do NFP será ministrada por Daniel Mill, professor do Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) e dos programas de pós-graduação em Educação e em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar. O palestrante é Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal, e atua como docente e gestor de Educação a Distância (EaD) na UFSCar. Na Instituição também é Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). A atividade ocorre às 19 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos da Universidade.
Dia 29 de outubro, o Núcleo oferta a oficina “Elaborando Jogos Digitais para ensinar e motivar”, conduzida por Miriam Utsumi, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos. A atividade tem como objetivo fornecer ferramentas para que os docentes de qualquer área e nível de ensino consigam elaborar jogos digitais para seus alunos, apresentando uma ferramenta diferente para avaliar e acompanhar a aprendizagem dos mesmos de forma motivadora. A oficina ocorre das 9 às 12 horas e é voltada a professores da Educação Básica.
Já nos dias 29 e 31 de outubro o NFP oferta a oficina “Educando com jogos eletrônicos”, conduzida por Joice Lee Otsuka e Rogério Augusto Bordini, respectivamente professora da SEaD e pesquisador do Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da UFSCar. Na atividade serão discutidas as características dos jogos que atraem e envolvem a geração atual, bem como os princípios de aprendizagem presentes nos bons jogos e que podem ser aplicados no contexto educacional. Também serão apresentados alguns jogos educacionais nas áreas de Matemática, Português, Química e Música. A proposta é que o curso tenha uma dinâmica de construção colaborativa, utilizando ferramentas como o Google Drive,Wordle e Facebook. Estão programadas ofertas de duas turmas, uma no dia 29, das 18h30 às 22 horas, e outra no dia 31, das 8h30 às 12 horas. Ambas são direcionadas a professores de Ensino Médio, das áreas de Matemática, Português, Química e Música.
Informações sobre número de vagas e inscrições para cada uma das atividades podem ser conferidas no site do Núcleo na Internet, em . A participação será garantida de acordo com o critério de ordem de inscrição. Contatos também podem ser mantidos pelo telefone (16) 3351-9794.