Programas em SP ligados à assistência social, saúde, educação, esporte, cultura e lazer, capazes de promover e defender os diretos do público infantojuvenil, podem participar da seleção do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Condeca – responsável pelo gerenciamento dos recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Serão R$ 30 milhões e as inscrições vão até dia 14 de julho.
Cada entidade de natureza privada e sem fins lucrativos pode cadastrar até três projetos, desde que estejam de acordo com as diretrizes do . “O Fundo Estadual conta hoje com R$ 30 milhões para investir em parcerias com organizações sérias que lutam pela causa de crianças e adolescentes”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro. “O brincar, a liberdade de expressão e a educação, por exemplo, fazem parte da formação cognitiva e lúdica desse público, fundamentais para seu desenvolvimento pleno”.
“Não dê esmola, dê futuro”
Seguindo a premissa de promover ações para inclusão infanto-juvenil, o Fundo Estadual dos Diretos da Criança e do Adolescente criou a campanha estadual “Não dê esmola, dê futuro”. A meta é incentivar os cidadãos a doarem ao Fundo, garantindo melhores resultados e um maior alcance de beneficiados. “Precisamos usar de forma mais orgânica e inteligente a doação fruto da solidariedade, com foco em resultados. Queremos conveniar entidades que já atuam com o Governo estadual e ampliar o trabalho com crianças e adolescentes, dirigindo melhor o dinheiro doado para um trabalho efetivo realizado pelas entidades”, completou Pesaro.
Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vitor Benez Pegler, todas as ações serão direcionadas para oferecer oportunidades a crianças e adolescentes em diferentes frentes: socioeducativo do adolescente em conflito com a lei, combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direito.
Do Portal do Governo do Estado SP