Quer encontrar informações de prevenção, sintomas e identificação do mosquito transmissor da dengue? A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza o aplicativo SP x Dengue que ajuda a população de forma simples e prática. A tecnologia pode ser baixada diretamente ou por meio do .
Em caso de suspeita da doença, a ferramenta orienta o que fazer, como por exemplo procurar ajuda médica e beber grande quantidade de água. O app ainda conta com um jogo interativo para matar o mosquito Aedes aegypti. Faça o download no seu celular ou tablet.
Acesse no ou no .
Do Portal do Governo do Estado
Sintomas
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39ºC a 40°C) de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, prostração, dor retro-orbital (olhos) e erupções na pele. Falta de apetite, náuseas e vômitos também são comuns. Nessa fase inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris.
O tratamento deve ser principalmente a hidratação adequada. Devem ser levados em consideração os sinais e os sintomas apresentados pelo paciente para decidir condutas, bem como o reconhecimento precoce dos sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosa ou outra hemorragia. Ao notar os sintomas, procure imediatamente o posto de saúde ou o hospital.