O uso de drogas tem sido considerado o mal do século 21. Sem distinções, ele atinge as mais diferentes classes sociais, causando um efeito dominó nas famílias. Sofre o usuário e quem convive com ele. Apesar de ser clichê, prevenir ainda é o melhor remédio e, nesse caso, os pais têm papel fundamental na vida dos filhos.
Pensando nisso, o Programa Recomeço – uma iniciativa do governo estadual para ajudar dependentes químicos – lançou um online de prevenção voltado para a família. A proposta é conhecer mais esse problema e afastá-lo, de vez, da vida de crianças e jovens. Composto por nove videoaulas, o curso é apresentado pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira. O conteúdo programático conta com alertas sobre os males causados pelo uso de cigarro, álcool e crack.
Programa Recomeço
Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa ajuda dependentes químicos, principalmente os usuários de crack, oferecendo tratamento e acompanhamento multiprofissional ao paciente e aos seus familiares. As ações são coordenadas entre as secretarias estaduais da Saúde, da Justiça e Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento Social e facilitam o acesso ao tratamento médico e apoio social e, quando necessário, a internação dos dependentes em centro de referência, incluindo comunidades terapêuticas e moradias assistidas. De janeiro de 2013 até 31 de março 2014, 31.966 dependentes químicos receberam tratamento por meio da rede estadual do Programa Recomeço.
Do Portal do Governo do Estado SP