O governador Geraldo Alckmin e mais seis governadores assinaram uma carta solicitando apoio do Governo Federal no combate ao mosquito Aedes aegypt. O documento foi entregue na tarde desta terça-feira (8) em audiência com a presidente Dilma Rousseff. No oficio foram solicitados recursos financeiros e humanos, incluindo apoio das Forças Armadas, para combater o Aedes aegypt, transmissor do zika vírus, da dengue e do chikungunya.
Também foi requerida abertura de crédito extraordinário no orçamento de 2015 no valor de R$ 4 bilhões para pagamento imediato de atendimento à saúde de média e alta complexidade (MAC).
Além de Alckmin, assinaram também os governadores do Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo e Goiás e os vice-governadores do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O governador Geraldo Alckmin solicitou em caráter de urgência a . “Nós já estamos com a vacina pronta, fizemos a fase 1 que é de segurança pelo Instituto Butantan, a fase 2 que é segurança e análise imunológica, produção de anti-corpos, e queremos autorização da fase 3 pela Anvisa, pois só depende da Anvisa. Faremos 18 mil ações no Brasil. Em seis meses conseguiremos ter as primeiras avaliações. Nós pedimos que a autorização saia ainda esta semana pra iniciarmos a última fase”, explicou.
A vacina elaborada pelo Instituto Butantan é contra os quatro tipos de vírus (1, 2, 3 e 4). “Tem mais 80% de proteção e uma dose só”, ressaltou Alckmin.
Butantan
O Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, atua, com presença marcante, na área de desenvolvimento científico e tecnológico, tendo como principal objetivo gerar conhecimento e contribuir com áreas relacionadas à saúde pública brasileira.
Do Portal do Governo do Estado SP