Com o objetivo de aumentar o volume de exportações no Estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin assinou o Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), por meio da Agência Investe São Paulo com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para inserção do Estado no Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).
Outro convênio firmado foi com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), de apoio ao Programa.
“Vejo que a exportação, ao lado da infraestrutura e logística, é o que mais rapidamente pode ajudar a segurar e a gerar novos empregos no Brasil”, disse o governador Geraldo Alckmin.
O SP Export busca incentivar a cultura de exportação no meio empresarial e ajudar as empresas paulistas a encontrarem mercados estrangeiros para seus produtos e serviços. Além disso, a iniciativa facilita a vinda de compradores internacionais para conhecerem o mercado paulista.
Segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, a exportação movimenta a economia paulista, gera empregos e incentiva a inovação. “Nesse momento que o país atravessa, a exportação deve ser foco dos nossos esforços para alavancar a indústria, a agropecuária e o setor de serviços”, ressaltou.
Ações do SP Export
Serão realizados seminários em diversas regiões do Estado em parcerias com associações comerciais, entidades setoriais, prefeituras e outras instituições para mostrar a importância da cultura exportadora.
Também serão capacitadas as empresas para ingressarem no mercado internacional, visando o aumento das exportações das empresas paulistas que já exportam ou àquelas que têm a intenção de conquistar mercados no exterior. Estas serão atendidas pelo Programa.
O projeto contemplará ainda a criação de uma plataforma on-line com conteúdo informativo para ajudar o empreendedor a internacionalizar seus produtos e serviços, além da promoção de missões internacionais com empresários paulistas e participações em feiras e eventos fora do Brasil.
A meta é realizar 10 mil atendimentos até 2017, tanto em seminários quanto em consultorias direcionadas.
Do Portal do Governo do Estado SP