O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP faz um alerta sobre a incidência de sarampo às pessoas que pretendem viajar nas férias de julho, especialmente aos que irão aos Estados Unidos, países da Europa como França, Alemanha e Inglaterra, Ásia e África.
“A imunização é a melhor forma de prevenção da doença e é necessário que ocorra 15 dias antes da viagem. A vacina de sarampo é eficaz em até 99% dos vacinados, e está contida na vacina tríplice viral, que compreende, além do sarampo, imunização de caxumba e rubéola”, recomenda a infectologista Karina T. Miyaji.
Segundo a infectologista, são indicadas duas doses para menores de 20 anos e uma dose para pessoas acima de 20 anos. Adultos que não têm certeza de terem recebido a vacina, previamente, devem ser vacinados. Quem estiver com o esquema completo não precisa se revacinar. A vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Um surto de sarampo registrado no Ceará em 2014 se estende até o momento. A maioria dos casos era de pessoas não vacinadas. Em alguns países a vacina contra doenças infecciosas como sarampo e febre amarela é obrigatória. .
O HCFMUSP oferece um serviço de orientação e vacina – se necessária – para os viajantes. Para saber mais sobre o programa e agendar atendimento .
Do Portal do Governo do Estado