O programa Global Citizens of Tomorrow (Cidadãos Globais do Amanhã) abre novas inscrições. A iniciativa oferece dez bolsas de estudos de um ano no exterior para jovens integrantes de famílias de baixa renda, vivendo em casa de família. Sete dos dez jovens brasileiros selecionados pelo programa no ano passado embarcaram na última semana para usufruir a bolsa. Três outros embarcarão em setembro. Eles são provenientes dos estados da Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Lançado em 2011 por meio de uma parceria entre a BP e o AFS Intercultura Brasil, organização não governamental de intercâmbio cultural, o programa tem como objetivo proporcionar aos jovens a oportunidade de estudar no exterior e adquirir habilidades interculturais importantes para um futuro profissional bem-sucedido. As inscrições podem ser feitas pelo site:
A bolsa de estudos inclui as passagens aéreas de ida e volta ao país de destino, transporte entre casa e escola, hospedagem e alimentação em casa de família voluntária, material escolar, seguro de saúde, ajuda de custo de US$ 120 por mês durante a experiência, entre outros itens. O embarque dos selecionados para a próxima edição está previsto para agosto de 2016.
A seleção é composta por quatro etapas. A primeira consiste em uma prova online composta por 15 questões de múltipla escolha de matemática e 15 de inglês, além de uma redação em inglês. A segunda etapa é uma seleção regional presencial, que inclui um teste de proficiência em inglês; a terceira, o preenchimento de formulários online; e a última é uma visita à casa dos finalistas e seus familiares.
Os candidatos devem ter nascido entre 15/03/1998 e 01/08/2001; possuir renda familiar de até seis salários mínimos (será solicitado comprovante); estar cursando o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular; não pode ter sido reprovado em nenhuma série; não pode estar cursando o último ano do ensino médio no momento da inscrição; ter excelente desempenho acadêmico (notas acima de 8 ou B+) especialmente em inglês e matérias de ciências exatas (matemática, física e química); e possuir nível de inglês intermediário ou avançado (será realizada uma prova de proficiência em inglês).
Até 2016, o programa terá oferecido 50 bolsas de estudos integrais para estudantes do Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Malásia e África do Sul. Ainda este mês, o Brasil deve receber 12 estudantes americanos nas mesmas condições.
A BP no Brasil
• A BP está presente no Brasil desde 1957 e atualmente atua em cinco segmentos: exploração e produção de petróleo e gás natural (BP Energy); produção de etanol (BP Biocombustíveis); produção de lubrificantes e fluidos (Castrol); distribuição de combustíveis de aviação (Air BP); e distribuição de combustíveis marítimos (NFX).
Sobre a AFS Brasil
O AFS é uma organização internacional, educacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, ligada ao AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service, uma das maiores organizações de intercâmbio do mundo.
Rafaella Vaz Severo