Agência FAPESP – Encerram em 24 de agosto as inscrições para o processo seletivo de ingresso ao mestrado acadêmico em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus de Diadema.
O programa está vinculado à área de Química da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e é voltado ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de métodos, processos e produtos sustentáveis.
O programa está norteado para as seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento e aplicações de materiais sustentáveis; Desenvolvimento de moléculas bioativas, óptica biomédica e biossensor; Energia e sustentabilidade; Engenharia de processos e controle ambiental; e Ciências moleculares da sustentabilidade.
As inscrições devem ser realizadas conforme as orientações do , disponível no endereço eletrônico do .
Para mais informações os interessados devem enviar e-mail para [email protected] e [email protected] ou contatar a Secretaria de Pós-Graduação pelo telefone (11) 3385-4137.
—
O Processo Seletivo consiste em três etapas. Todas elas são eliminatórias e serão conduzidas pela Coordenação do Programa, mediante Comissão de Ingresso constituída por professores credenciados no PPG-CTS, designados pela CEPG-CTS, especialmente para este fim. As etapas são:
I. Prova escrita (1a etapa): consiste de análise crítica de um artigo científico (com tema relacionado às Linhas de Pesquisa do PPG-CTS e focando, em especial, em conteúdos de química), na forma de questões teóricas elaboradas pela Comissão de Ingresso e corrigida pelos mesmos, atribuindo notas de zero a dez e mantendo-se sigilo quanto à identidade do candidato. O candidato será aprovado para próxima etapa se obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco). Na constituição da nota final, para efeito de classificação dos candidatos aprovados para ingresso no PPG-CTS, a nota obtida nesta fase terá peso 5;
II. Entrevista (2a etapa): consiste da arguição do candidato por uma banca examinadora formada por no mínimo 3 (três) professores da Comissão de Ingresso e da CEPG, com duração de no máximo de 30 minutos. Cada membro da banca examinadora atribuirá uma nota de zero a dez e a nota final do candidato nesta fase será a média aritmética simples das notas atribuídas por cada um destes membros. O candidato será aprovado para próxima etapa se obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco). Na constituição da nota final, para efeito de classificação dos candidatos aprovados para ingresso no PPG-CTS, a nota obtida nesta fase terá peso 3; e
III. Análise Curricular (3a etapa): consiste da avaliação do Curriculum Vitae Lattes, histórico escolar da graduação e carta de intenção. A nota referente à carta de intenção será atribuída de zero a dez pela Comissão de Ingresso. A avaliação do histórico escolar e do Curriculum Vitae Lattes será de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos pela CEPG-CTS. A nota final do candidato nesta fase será a média aritmética simples das notas atribuídas a cada um destes itens. Na constituição da nota final, para efeito de classificação dos candidatos aprovados para ingresso no PPG-CTS, a nota obtida nesta fase terá peso 2.