Agência FAPESP – A Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB) iniciará em 1º de Agosto, o curso MTA (Master of Technology Administration) em Gestão da Produção Industrial Sucroenergética, realizado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – polo Piracicaba, em São Paulo.
Voltado para engenheiros, administradores, economistas, biólogos, químicos e profissionais com formação em nível superior que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas ao setor sucroenergético, o curso tem duração de um ano e oito meses com aulas a cada 15 dias.
A pós-graduação tem nível de especialização lato sensu e o certificado é emitido pela UFSCar com registro no Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o Prof. Dr. Octavio Antonio Valsechi, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconômica Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (CCA/UFSCar), o MTA visa atender a retomada do crescimento do setor.
“Passada a fase crítica de fechamento e recuperação judicial de mais de 70 unidades industriais, o setor volta muito timidamente a recuperar o espaço que havia perdido desde 2008, visando atender a demanda de açúcar, etanol, energia e outros produtos nos próximos anos. Mesmo com a indefinição da política governamental para o setor, há uma previsão crescente de produção de cana-de-açúcar para atender às demandas internas e externas de açúcar, etanol e energia.”
Segundo Valsechi, grandes grupos multinacionais estão investindo em capacitação e atualização de conhecimento de seus colaboradores, pois visualizam uma escassez de mão de obra especializada para atuar na cadeia produtiva sucroenergética.
“Com o crescimento do setor, a necessidade de pessoas que saibam o que é o setor e como ele funciona, faz total diferença na produtividade e eficiência das empresas”, completou.
As inscrições podem ser feitas pelo site do curso da Instituição .
Mais informações podem ser obtidas pelo site da ou pelo telefone (19) 3543–2614 ou 3433–3311.