A instituição de ensino americana New York University (NYU) promove, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o workshop Mercados de Música e Modelos Emergentes, iniciativa voltada para executivos, profissionais, pesquisadores e estudantes residentes no Brasil, interessados em se familiarizar com os modelos de negócios no cenário atual da música. O evento vai até o próximo dia 16, coincidindo com o período de férias escolares no Brasil.
Para um dos coordenadores do curso, o professor de Inovação de Produção Cultural da FVG Claudio D’Ipolitto, as parcerias com universidades estrangeiras são importantes para quem está interessado em se aperfeiçoar profissionalmente. “Além de trazer peso para o currículo, o contato com professores e alunos estrangeiros, muitos provavelmente já profissionais do ramo, permite a troca de experiências e propicia novos conhecimentos.”
D’Ipolitto ressalta que o workshop incentiva a repensar a atividade cultural. “A forma de produzir e consumir música vem se transformando radicalmente nos últimos anos com as novas tecnologias. A pergunta que tanto alunos como professores vão buscar responder nesses encontros é de que forma os negócios no cenário da música podem sobreviver em um mundo conectado”, explica. Para ele, a mudança no mercado da música, devido a um cenário cada vez mais conectado, veloz e globalizado, afeta a qualquer um que produz conteúdo.
Além de professores, a FGV vai receber 30 alunos do programa de pós-graduação em Negócios da Música da NYU. A instituição abriu 15 vagas para os alunos brasileiros interessados. As inscrições podem ser feitas até 06/01.
Da Agência Brasil
Edição: José Romildo