Novela “A Dona”: a trama “A Dona” (no México, Soy Tu Dueña) é uma telenovela produzida para a Televisa. Será exibida pela primeira vez no Brasil em agosto, substituindo A Usurpadora, no SBT. Na novela “A Dona”, Valentina Villalba é uma mulher a que tem a vida aparentemente boa em todos os sentidos, pois ela possui muita beleza e uma grande fortuna, que seus pais deixaram para ela quando morreram. Ela tem possui uma mansão na Cidade do México, onde vive com sua tia Isabel Rangel de Dorantes, e sua prima Ivana Dorantes Rangel, que tem muita inveja dela.
Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso Peñalvert , tramando com Ivana no dia de seu casamento, a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher fria, déspota e amarga, optando por isolar-se e ir morar na sua fazenda “Los Cascabeles”, em uma pequena cidade do interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel Montesinos, sem imaginar o que o destino reserva após esse encontro.
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de ‘La víbora’, porque o seu capataz Rosendo comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Federico e Leonor Montesinos divergem disso.
Leonor quer voltar à Cidade do México, mas Federico tem apenas um curto período de tempo para viver e quer passar os seus dias restantes em sua fazenda. Em meio a discórdia, José Miguel sente-se atraído por Valentina. Federico acaba se apaixonando por Isabel Dorantes seu antigo amor e percebe que nunca deixou de sentir esse amor por ela.
Um dia Rosendo ateia fogo à casa de Sabino, um ex funcionário de José Miguel que foi demitido por Leonor. O malvado Rosendo também mata Nazario, um trabalhador de Cascabeles, em um estábulo pertencente a Valentina, e ela acaba sendo acusada pelo crime.
Valentina começa a se apaixonar por José Miguel depois de acidentalmente atirando nele, logo Ivana começa a se apaixonar por ele também. Rosendo decide que quer Valentina, e ele começa a desafiar José Miguel para ficar ela. José Miguel e Valentina finalmente concordam em se casar, mas a mãe de José Miguel não aprova o casamento. Ivana e Rosendo também desaprovam o casamento e unem forças para impedi-lo.
Enquanto José Miguel vai para a Cidade do México vender sua casa, uma mulher chamada Arcelia Olivares diz a Valentina que ela e José Miguel tiveram um relacionamento e que ela tem um filho dele. Valentina interrompe os planos de casamento com José Miguel por causa disso, mas na realidade era apenas uma trama feita por Leonor e Ivana, e apesar de tudo, Valentina ainda ama José Miguel.
Logo Alonso decide que não vai voltar à Cidade do México sem Valentina ou seu perdão. José Miguel, Rosendo, e Alonso começam a lutar pelo amor de Valentina. Alonso e José Miguel em um curto espaço de tempo vão para Cidade do México. Chuy, filho de um dos trabalhadores de José Miguel, é ferido em um acidente, e José Miguel volta a San Pedro para vê-lo, no quarto do hospital,
José Miguel e Valentina decidem voltar a ficar juntos, mesmo contra a vontade de todos. Ivana ainda quer José Miguel e tem planos para convencê-lo que ela está grávida dele. Para conseguir isso, ela vai para a Cidade do México e dorme com um velho amigo casado, um médico, a fim de engravidar e dizer que o bebê é de José Miguel, mas ela não engravida.
Com a consciência culpada por ter matado Oscar, Ivana enlouquece e passa a ter alucinação, dizendo ver a alma do falecido, o que degrada sua saúde mental cada vez mais que o tempo passa. Ela acaba matando sua fiel empregada Benita a “nana” de Valentina e Ivana, continua tendo alucinações e pensa que é, na verdade Benita e Oscar. Rodrigo é testemunhas dos assassinatos.
Rosendo rapta Valentina a mando de Leonor, ela acaba sendo resgatada por Sabino e José Miguel, que acaba por ter seu segredo revelado: Leonor e Rosendo foram amantes, quando eles eram jovens. Enquanto Rosendo e José Miguel estão engajados em uma batalha de morte, Leonor diz a José Miguel que Rosendo que é seu verdadeiro pai. Rosendo está dentro da caverna onde ele mantinha refém Valentina, e todo mundo acredita que ele está morto.
Ivana chega a perceber que não vai ser capaz de fugir por conta dos assassinatos. Por isso ela se enforca. A autópsia mostrou que ela não estava grávida. Ela aparecerá para Valentina no último capítulo.
Leonor pede perdão a Valentina e ela e José Miguel se casam. No entanto, durante a cerimônia Rosendo aparece, muito desfigurado, e tenta matá-los. Alonso pula para impedir Rosendo, em seguida a polícia chega para desarmá-lo e levá-lo embora. Valentina e José Miguel começam finalmente a serem felizes junto de seus filhos gêmeos no final da história.
Fonte Novela “A Dona” – Wikipédia