Novela “Pérola Negra”: trama produzida e exibida pelo SBT entre 9 de novembro de 1998 e 18 de junho de 1999. Escrita por Henrique Zambelli, com a supervisão de texto de Crayton Sarzy, baseada no original de Enrique Torres, sendo um remake da telenovela argentina Perla negra. Foi dirigida por Henrique Martins, supervisão de Nilton Travesso e direção geral de Antonino Seabra. A Novela “Pérola Negra” será reapresentada pela terceira vez a partir de 29 de junho de 2015 nas tardes do SBT, substituindo Maria Esperança.
Tudo começa quando uma mulher misteriosa abandona uma menina recém-nascida, fruto de um amor proibido, numa conceituada escola exclusiva para moças. Ela entrega à Miss Helen, mantenedora da instituição, juntamente com o bebê, um preciosíssimo colar contendo 22 pérolas negras. Cada pérola pagará um ano em que a menina permanecer no internato até que ela complete 21 anos. Uma das pérolas deverá ser entregue à moça assim que ela deixar o colégio.
A criança é registrada com o nome de Pérola Marques e cresce ao lado de sua melhor amiga Eva, que chegou ao internato aos oito anos de idade após a morte de seus pais, por ordem da avó, Rosália Pacheco Oliveira. Eva é herdeira de uma fortuna e de uma indústria de cosméticos. O ódio de Rosália pela mãe de Eva e pela própria neta a fez com que ela levasse a menina para o colégio interno, após a morte de seu filho, pai de Eva. Ela nunca gostou da mãe de Eva e acha que a neta não é filha de seu filho, por isso ela as odeia tanto, e culpa Eva pela morte de seu filho.
Anos mais tarde, Eva, prestes a completar 20 anos, é seduzida por Tomás Álvares Toledo, um homem que aparece em sua vida de repente, que frequenta o internato e ela acaba engravidando dele. Ele não soube da gravidez, mantida em sigilo para evitar um escândalo no internato.
Amigas inseparáveis, Pérola e Eva prometem, uma para a outra, cuidar do menino assim que deixarem o internato, quando elas completarem 21 anos. Alguns meses depois Eva recebe a notícia da morte de seu avô, Carlos Pacheco Oliveira, que deixou tudo para a neta para se vingar de Rosália, que o traiu no passado, a deixando na miséria.
Herdeira e completados 21 anos, Eva decide procurar sua família e assumir seus bens. A amiga Pérola vai junto. Mas um acidente de carro fatal durante o percurso até a casa dos Pacheco Oliveira tira a vida de Eva. Pérola sobrevive e no hospital é confundida com a amiga, já que ninguém na casa a conhece, pois o avô de Eva formou uma nova família e ninguém a conhecia. Então ela decide assumir a identidade de Eva, sua melhor amiga, para recuperar o “seu filho” e cumprir a promessa de cuidar da criança, que se chama Carlinhos, como a amiga pediu antes de morrer. Agora morando com os Pacheco Oliveira e sob a identidade de Eva, Pérola se depara com a maldade de pessoas como Malvina, namorada de Tomás, o rapaz que seduziu e engravidou Eva.
Algum tempo depois Eva (na verdade Pérola), determinada, passa a cuidar da firma de cosméticos da família, para garantir a segurança de “seu filho”, mesmo sem ninguém saber que ela não é a verdadeira mãe do menino.
Os Pacheco Oliveira e os Álvares Toledo se odeiam. No passado, Carlos Pacheco Oliveira, avô de Eva, deu um golpe em um negócio e fez com que o pai de Fernando Álvares Toledo se matasse. Eva – isto é, Pérola – tem que conviver com as intrigas e a rivalidade das duas famílias e até mesmo na sua própria família, que quer lhe arrancar a fortuna. E concorrência com seu grande rival, Tomás, que não compreende como Pérola resiste aos seus encantos, mesmo com a paixão que renasce entre os dois. Ele sabe que Eva não é Pérola e a chantageia também, e ela é obrigada a ceder aos seus caprichos, e ambos descobrem que se amam muito. A situação piora quando o rapaz descobre que Carlinhos é seu filho e que Eva morreu, pois antes achava que Pérola forjou o acidente e sequestrou Eva para tomar o seu lugar.
Pérola descobre que a família de Eva esconde diversos segredos, que esclarecem o seu próprio passado. Entre eles, ela descobre que Rosália, sua suposta avó (na verdade avó de Eva), é sua verdadeira mãe, ou seja: ela descobre que é tia de Eva! E o espírito de Eva, vindo de um lugar bom e cheio de luz, aparece ajudando Pérola em algumas situações.
Novela “Pérola Negra”