Agência FAPESP – A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) oferece duas oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado. Os prazos de inscrição encerram em 20 de outubro.
A primeira, no Laboratório de Genética e Biologia Molecular de fungos do Departamento de Genética, está vinculada ao Projeto Temático , apoiado pela FAPESP, que tem como pesquisador principal Nilce Maria Martinez Rossi.
O bolsista desenvolverá pesquisa no âmbito do subprojeto “Mecanismos moleculares envolvidos na resistência e na resposta adaptativa a inibidores fúngicos”, que tem como objetivo avaliar o papel de RNAs não codificadores (ncRNAs) e eventos de splicing alternativo na modulação da suscetibilidade a drogas citotóxicas em dermatófitos; e revelar mecanismos moleculares envolvidos em eventos de resistência a antifúngicos.
Os candidatos devem ter o título de Doutor nas áreas de Genética, Bioquímica, Microbiologia, Biologia Molecular ou áreas afins, adquirido nos últimos cinco anos; experiência em microbiologia e técnicas de biologia molecular, dentre elas, extração de RNA, preparo de bibliotecas, análises de expressão gênica por RNAseq, qPCR; e experiência comprovada em biologia molecular de microrganismos. É desejável experiência em análise computacional de sequências em larga escala.
A oportunidade está publicada em .
Os interessados devem encaminhar carta de apresentação justificando o interesse pelo projeto; curriculum atualizado, incluindo lista de publicações; cópia do diploma de doutorado e/ou documento que comprove a obtenção do título de doutor e cartas de recomendação de dois profissionais para referências, com e-mail e telefone, para Nilce M. Martinez-Rossi no e-mail [email protected].
A segunda Bolsa de Pós-Doutorado é em Medicina, na área de Cardiovascular. O bolsista estará vinculado ao Projeto Temático , financiado pela FAPESP, que tem como pesquisador principal José Eduardo Tanus dos Santos .
O bolsista deverá ter doutorado concluído, formação em farmacologia cardiovascular e sólidos conhecimentos em farmacologia e fisiologia cardiovascular e gástrica.
Também deverá ter amplo domínio de técnicas cirúrgicas utilizadas em modelos de doenças cardiovasculares em roedores, entre elas indução de hipertensão 2 rins, 1 clipe, canulação de artérias e veias e obtenção de tecidos para análises bioquímicas.
Deverá, também, ter amplo domínio em medir nitrato, nitrito, nitrosotióis e nitrosaminas em líquidos biológicos e em tecidos utilizando técnicas de quimioluminescência e outros bioquímicos, além de dominar outros métodos bioquímicos, incluindo Western blotting e biotin switch assay.
A oportunidade está publicada em .
Os candidatos deverão enviar carta de interesse explicando a motivação para a posição, texto explicando como sua formação contempla o perfil desejado e Curriculum Vitae atualizado para José Eduardo Tanus dos Santos, no e-mail [email protected].
No caso das duas bolsas, os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .