Agência FAPESP – O Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) oferece oportunidade do Bolsa de Pós-Doutorado em Microbiologia Molecular e Biologia Estrutural. As inscrições encerram em 10 de agosto.
A pesquisa, realizada no âmbito do projeto , apoiado pela FAPESP, é entender a relação estrutura-função no nível molecular de vias de sinalização envolvendo c-di-GMP que regulam comportamentos complexos bacterianos.
O bolsista investigará os mecanismos moleculares de regulação do pilus tipo IV, uma estrutura localizada na superfície da célula envolvida com diferentes comportamentos bacterianos incluindo motilidade, adesão em superfícies, transformação natural, formação de biofilme, secreção de proteínas e quimiotaxia.
Os candidatos devem ter título de doutor em Bioquímica, Química, Biologia, Física ou áreas relacionadas, com experiência em técnicas de biologia molecular, expressão e purificação de proteínas recombinantes e interesse em estudar a relação estrutura molecular/função em sistemas biológicos.
É desejável experiência prévia em técnicas de biologia estrutural (cristalografia, RMN, SAXS).
O candidato deve ter obtido o título de doutor há, no máximo, sete anos e possuir currículo com trabalhos publicados que demonstrem capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto, além de fluência em inglês e disponibilidade para dedicar-se integral e exclusivamente às atividades do projeto.
A oportunidade está publicada em .
Os interessados devem enviar carta de interesse, currículum vitae com lista de publicações e informações de contato (e-mail e telefone) de dois profissionais que possam oferecer carta de recomendação para o pesquisador principal do projeto, Shaker Chuck Farah, pelo e-mail [email protected].
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em . Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .