Agência FAPESP – A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP) tem uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos para pesquisa em colaboração com a University of Copenhagen, na Dinamarca.
O pesquisador selecionado atuará no âmbito do projeto temático (BioSyn), realizado com o apoio da FAPESP e do Danish Council for Strategic Research.
O projeto tem como objetivo principal o aproveitamento de resíduos do processamento de frutas e de outros vegetais e a recuperação de seus componentes bioativos para a incorporação em alimentos funcionais, em particular alimentos simbióticos, que contêm probióticos – microrganismos vivos que podem trazer benefícios à saúde – e prebióticos – que alimentam os microrganismos que povoam o intestino.
Interessados em se candidatar à bolsa devem ter título de doutor há no máximo sete anos e destacado desempenho na área de verificação de efeitos benéficos à saúde de produtos probióticos ou prebióticos de origem vegetal.
Também se espera experiência no desenvolvimento de produtos fermentados à base de soja, em ensaios de resistência de microrganismos probióticos às condições gastrintestinais simuladas in vitro e na condução de ensaios em animais e humanos. Os candidatos devem apresentar importante produção científica na área e comprovar sua experiência.
Interessados devem entrar em contato com a coordenadora do projeto, Susana Marta Isay Saad, pelo e-mail [email protected], anexando carta de interesse, súmula curricular conforme roteiro disponível em , cópia do diploma de doutor, carta de referência e cinco artigos científicos de sua autoria publicados na área em que o projeto está inserido.
As inscrições podem ser feitas até 28 de janeiro. Mais informações sobre a oportunidade estão disponíveis em.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá bolsa de pós-doutorado da FAPESP, no valor de R$ 6.143,40 mensais, e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a auxílio-instalação. Mais informações sobre a bolsa de pós-doutorado da FAPESP em.
Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em.