Agência FAPESP – O Departamento de Demografia e Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) dispõe de bolsa de pós-doutorado para o Projeto Temático “”, apoiado pela FAPESP.
O objetivo principal do Temático, que está em sua segunda fase, é conhecer e analisar as transformações nos processos migratórios nacionais e nas migrações internacionais para, de, e no Estado de São Paulo, a partir das diversificadas modalidades migratórias.
A data-limite para inscrição é 1 de maio de 2015. A seleção será feita em junho de 2015 para início no mês seguinte.
No projeto, quatro linhas de pesquisas do Nepo se interconectam para o estudo das migrações: Mobilidade Espacial da População, Demografia das Etnias, População e Saúde e População e Ambiente.
O candidato deve ter formação científica em demografia, geografia e áreas afins. É essencial ter experiência com bases de dados sociodemográficos georreferenciados e domínios de softwares e ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Mais especificamente, espera-se o domínio da plataforma ArcGIS (Desktop e Server).
Para se inscrever, os candidatos devem enviar a documentação necessária – curriculum vitae completo e atualizado, incluindo publicações; carta de apresentação indicando as razões do interesse na bolsa e duas cartas de recomendação – para [email protected].
O selecionado receberá Bolsa de Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 6.143,30 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mas informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado de FAPESP estão disponíveis em .
Mais informações sobre a oportunidade: ou no e-mail [email protected].
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em .