Agência FAPESP – O Laboratório de Sistemas Inteligentes (LASI) do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos, oferece oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado vinculado a projeto temático Sistema de referência de atitude, orientação e posição baseado em filtro de Kalman robusto implementado em FPGA, apoiado pela FAPESP.
O prazo de inscrição se encerra em 31 de julho de 2015.
O LASI desenvolve pesquisas nas áreas de robótica, controle e filtragem robustos e de estimativa de altitude e posição dos veículos autônomos. Os resultados do projeto serão aplicados em um caminhão autônomo.
O projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de referência de atitude, orientação e posição tolerante a falhas com base em um filtro robusto de Kalman Markoviano (RMKF). Esse filtro apresenta desempenho superior ao filtro de Kalman Markoviano padrão para a fusão de dados de unidades de medição inercial (IMUs) de baixo custo, segundo Marco Henrique Terra, pesquisador principal do projeto temático.
A principal contribuição desse trabalho de pós-doutorado é o desenvolvimento de um algoritmo RMKF em array para a implementação do sistema proposto em ponto fixo em um Field Programmable Gate Array (FPGA) para lidar com um conjunto de IMUs.
Os candidatos deverão ter formação e experiência em pelo menos uma das seguintes áreas: controle robusto e filtragem; veículos autônomos e FPGA.
A bolsa tem duração de 24 meses e está prevista para começar até setembro de 2015. As candidaturas deverão ser enviadas para Marco HenriqueTerra, no e-mail [email protected] e devem incluir: curriculum vitae detalhado, incluindo uma lista de publicações e breve declaração sobre interesse de pesquisa e motivação para participar do projeto, além de nome e contato de duas referências.
A oportunidade está publicada em .
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .