Agência FAPESP – O Projeto Temático “”, desenvolvido em colaboração com a University of Bristol e apoiado pela FAPESP e pelo Research Council (UK), tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa no Departamento de Fisiologia e Biofísica, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP).
O projeto visa estudar os efeitos combinados da idade, hipertensão e treinamento aeróbio sobre a hemodinâmica basal e sobre o transcriptoma em áreas encefálicas de controle autonômico de hipertensos e normotensos em diferentes faixas etárias: ratos jovens (1 mês de idade), nos quais o treinamento ou sedentarismo inicia-se ainda na fase pré-hipertensiva, e velhos (12 meses de idade), nos quais os protocolos experimentais iniciam-se após o estabelecimento de importante desequilíbrio autonômico desencadeado pelo avanço da idade e intensificado pelo estabelecimento da hipertensão arterial crônica.
O projeto já se encontra em andamento, em fase de obtenção do transcriptoma detalhado em áreas de controle autonômico. O bolsista de pós-doutorado selecionado deverá, por meio de técnicas de transferência gênica em áreas autonômicas, validar em SHR e WKY jovens e velhos os efeitos funcionais dos ‘nodal genes’ identificados pelo transcriptoma.
Os candidatos, portadores de título de doutor em áreas correlatas, deverão ter fluência em inglês, disposição para viagens àUniversidade de Bristol, UK, e domínio de técnicas como as de análise de expressão gênica e proteica, transfecção gênica, imuno-histoquímica, além de experiência com registro de parâmetros funcionais.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise dos documentos enviados pelos candidatos e entrevista para aqueles que preencherem os requisitos especificados.
A data-limite para inscrição é 1º de julho de 2015.
Para se inscrever, o candidato deve enviar ao e-mail para Lisete Compagno Michelini ([email protected]), pesquisadora principal do projeto temático, descrevendo seu interesse e experiência profissional, anexando o Curriculum Vitae atualizado e duas cartas de referência de professores/pesquisadores.
A oportunidade de bolsa está publicada em .
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .